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F-35C do VMFA-314 com marcas de combate

21 de janeiro de 2025

U.S. Marine Corps Lt. Col. Jeffrey Davis, commanding officer of Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 314, Marine Aircraft Group 11, 3rd Marine Aircraft Wing, exits an F-35C Lightning II after returning from deployment at Marine Corps Air Station Miramar, California, Dec. 14, 2024. VMFA-314 completed a five-month deployment aboard the USS Abraham Lincoln (CVN-72) to the U.S. Fifth and Seventh Fleet areas of operation, conducting combat and joint operations in support of U.S. Central Command objectives and enhancing interoperability with allied nations. VMFA-314’s deployment marked the first combat employment of the F-35C Lightning II, demonstrating its capabilities in operational scenarios and setting a new standard for future naval aviation operations. (U.S. Marine Corps photo by Sgt. Daniel Childs)

F-35C do VMFA-314 com marcas de combate. Unidade se tornou a primeira e empregar o F-35C em combate contras os Houthis. Foto: VFMA-314.
F-35C do VMFA-314 com marcas de combate. Unidade se tornou a primeira e empregar o F-35C em combate contras os Houthis. Foto: VFMA-314.

F-35C do VMFA-314 com marcas de combate. As marcações de bombas nos F-35Cs parecem sugerir que os “Black Knights” do VMFA 314 da US Navy realizaram seus ataques contra Houthis usando também as bombas planadoras JSOW.

Os “Black Knights” do VMFA-314 retornaram à sua base com a 3rd Wing do USMC é sediado na MCAS de Miramar, após uma movimentada implantação de cinco meses a bordo do porta-aviões da classe Nimitz USS Abraham Lincoln (CVN 72) com parte do Carrier Strike Group (CSG) em 14 de dezembro de 2024.

As marcações de bombas nos F-35Cs mostram que os “Cavaleiros Negros” realizaram seus ataques contra Houthis usando também as bombas planadoras JSOW. Sendo a primeira unidade de F-35C a realizar este feito. O esquadrão, embarcado após a conclusão de um exercício de unidade de treinamento composto de quatro semanas (COMPTUEX), VMFA-314, foi implantado com a Carrier Air Wing 9 (CVW 9), em 11 de julho de 2024.

O CVW-9 consiste em nove esquadrões voando o F-35C Lightning II, F/A-18E/F Super Hornet, E-2D Hawkeye, C-2 Greyhound e MH-60R/S Sea Hawk. Além dos VMFA-314 — “Black Knights”, os esquadrões são o VFA-14 — “Tophatters”, VFA-41 — “Black Aces”, VFA-151 — “Vigilantes”, VAW — “Wallbangers”, VAQ-133 — “Wizards”, HSM-71 — “Raptors”, HSC — “Chargers” e o VRC — “Rawhides”.

O Abraham Lincoln Carrier Strike Group é composto pelo navio-almirante USS Abraham Lincoln (CVN-72), equipes embarcadas do CSG-3 e do Destroyer Squadron 21 (DESRON 21): contratorpedeiro de mísseis guiados classe Arleigh Burke USS Frank E. Petersen Jr. (DDG 121) e USS Spruance (DDG 111) e o USS Michael Murphy (DDG 112).

Os Cavaleiros Negros desempenharam um papel fundamental no apoio aos objetivos do Comando Central dos EUA, participando de operações de dois porta-aviões com o USS Theodore Roosevelt (CVN 71) e apoiando esforços críticos para degradar as capacidades apoiadas pelo Irã, garantindo a segurança das Forças dos EUA mobilizadas e impedindo a escalada regional.

De fato, nos dias 9 e 10 de novembro de 2024, os F-35C realizaram vários ataques às instalações de armazenamento de armas Houthis nos territórios controlados pelos Houthis no Iêmen.

As instalações abrigavam armas convencionais, incluindo mísseis antinavio que os houthis apoiados pelo Irã usavam para atingir embarcações militares e civis dos EUA e internacionais que navegavam em águas internacionais no Mar Vermelho e no Golfo de Áden.

O Tenente-Coronel Jeffrey Davis, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, comandante do Esquadrão de Ataque de Caças Marinhos (VMFA) 314, Grupo de Aeronaves Marítimas 11, 3ª Ala de Aeronaves Marítimas, sai de um F-35C Lightning II após retornar de uma implantação na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Miramar, Califórnia, em 14 de dezembro de 2024. Foto: U.S. Marine Corps photo by Sgt. Daniel Childs.
O Tenente-Coronel Jeffrey Davis, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, comandante do Esquadrão de Ataque de Caças Marinhos (VMFA) 314, Grupo de Aeronaves Marítimas 11, 3ª Ala de Aeronaves Marítimas, sai de um F-35C Lightning II após retornar de uma implantação na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Miramar, Califórnia, em 14 de dezembro de 2024. Foto: U.S. Marine Corps photo by Sgt. Daniel Childs.

“O F-35C demonstrou sua vantagem de combate ao transitar por espaço aéreo contestado e atingir alvos no coração do território Houthi ao longo de vários dias”, declarou o Tenente-Coronel Jeffrey “Wiki” Davis, Comandante do VMFA-314. “Meus fuzileiros navais estão honrados em ser os primeiros a lutar com o F-35C”.

“As capacidades ofensivas e defensivas do F-35C aumentam totalmente o braço de ataque da nossa ala aérea”, disse o Capitão Gerald “Dutch” Tritz, Comandante do CVW 9. “A agora testada em batalha Ala Aérea do Futuro provou ser uma virada de jogo em todas as missões da ala aérea de porta-aviões”.

Os ataques aos rebeldes Houthis no Iêmen marcaram o primeiro uso do F-35C Lightning II em operações de combate.

“As capacidades e a determinação do que nossa equipe pode fazer me surpreendem. Fizemos história durante nosso tempo no Oriente Médio, tudo devido ao trabalho incansável de nossos fuzileiros navais e ao apoio do Carrier Strike Group e das forças dos EUA”, disse o Tenente-Coronel Jeffrey Davis, comandante do VMFA-314. “Esta implantação não foi fácil, e ainda assim o esquadrão superou circunstâncias desafiadoras e continuou a definir o padrão para a aviação de asa fixa do Corpo de Fuzileiros Navais. Mantivemos nosso firme compromisso com a excelência dia após dia e sempre terei orgulho de suas realizações. Após meses de trabalho duro, estamos animados para retornar para casa com nossos entes queridos”.

Os Black Knights, liderados Tenente-Coronel Jeffrey “Wiki” Davis, e seu oficial executivo, Maj. Nicholas “Pwee” Koza, voaram mais de 1.400 horas de voo em 770 surtidas durante a implantação de cinco meses. Destas, 195 horas e 61 surtidas foram em apoio direto às operações de combate no CENTCOM, onde o esquadrão entregou mais de 72.000 libras de munições.

Nenhum detalhe adicional sobre o tipo de munição usada em combate pelo F-35C foi divulgado até agora. Internamente, junto com os mísseis ar-ar avançados de médio alcance AIM-120 (AMRAAM), o F-35C pode atualmente transportar JDAM (Munições Conjuntas de Ataque Direto) de 1.000 e 2.000 libras, bombas guiadas a laser da série Paveway de 500 libras e a arma guiada de precisão de médio alcance AGM-154 Joint Stand-Off Weapon (JSOW). Vale ressaltar que os VMFA-314 F-35Cs retornando da missão exibiam algumas marcações de bombas interessantes, que parecem sugerir que os JSOWs foram de fato usados ​​em combate pelos Cavaleiros Negros.

Curiosamente, no início do ano passado, o USMC com o VMFA-314 realizaram atividades de carregamento de AGM-154s ativos no MCAS Miramar, marcando o primeiro carregamento desta arma em um F-35C operacional. Com certeza eram preparativos para a missão de 2024.

Um F-35C Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA designado do VMFA-314 com dois AGM-154 Joint Standoff Weapon (JSOW) na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Miramar, Califórnia, em 8 de março de 2024. Este carregamento do JSOW foi o primeiro carregamento no F-35C. Foto: USMC/Sargento Sean Potter.
Um F-35C Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA designado do VMFA-314 com dois AGM-154 Joint Standoff Weapon (JSOW) na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Miramar, Califórnia, em 8 de março de 2024. Este carregamento do JSOW foi o primeiro carregamento no F-35C. Foto: USMC/Sargento Sean Potter.

O JSOW é uma arma de classe de 1.000 libras que pode transportar vários pacotes letais diferentes. Ele opera desdobrando suas asas dobráveis ​​após o lançamento, permitindo que ele deslize longas distâncias em direção ao seu alvo usando um buscador de infravermelho de imagem (IIR) e orientação GPS/INS, tornando-o altamente eficaz para ataques de standoff: tem um alcance de até 70 milhas náuticas (130 km) quando lançado de alta altitude, e cerca de 12 milhas náuticas (22 km) de baixa altitude.

F-35C do VMFA-314 em Miramar. Foto: USMC/Sargento Daniel Childs.
F-35C do VMFA-314 em Miramar. Foto: USMC/Sargento Daniel Childs.

Dito isso, embora as marcações de bombas nem sempre sejam um indicador confiável de que as armas realmente foram usadas em combate, as silhuetas dos F-35C na MCAS Miramar, combinadas com o uso de AGM-154s ativos durante o treinamento antes da implantação do esquadrão a bordo do USS Abraham Lincoln, sugerem fortemente que a JSOW foi uma das munições ar-superfície empregadas em combate pelos Lightning II do VMFA-314.

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