A U.S. Marine Corps F-35B Lightning II aircraft with Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 242 conducts a vertical landing aboard the Japanese Ship Izumo off the coast of Japan, Oct. 3, 2021. U.S. Marines and Sailors embarked aboard the Japanese Ship Izumo in support of the first ever F-35B Lightning II operations aboard a Japanese vessel. The U.S. and Japan continue to work closely together to broaden their operational capabilities, support the Treaty of mutual Cooperation and Security, and maintain a free and open Indo-Pacific. (U.S. Marine Corps photo by Lance Cpl. Tyler Harmon)
F-35B: VMFA-242 do USMC atinge a FOC. O Marine Fighter Attack Squadron 242 (VMFA-242), com sede em Iwakuni, no Japão, atingiu a plena capacidade operacional (FOC — Full Operational Capability) e está pronto para cumprir todas as suas missões, informou a Marine Aircraft Wing do U.S. Marines Corps.
Uma parte importante dessa conquista foi estabelecimento de sua dotação final de 32 aeronaves Lockheed Martin F-35B com base avançada permanente do Grupo de Aeronaves da Marinha, prontas para apoiaras ações de um Indo-Pacífico livre e aberto. Essa transição ocorreu dentro do cronograma do plano anual de aviação do Corpo de Fuzileiros Navais.
O F-35 Lightning II representa o futuro da aviação tática do Corpo de Fuzileiros Navais e eventualmente substituirá o AV-8B Harrier II e o F/A-18 Hornet em todas as unidades do Corpo de Fuzileiros Navais. Em outubro de 2020, o VMFA-242 — “Bats”, recebeu seus primeiros F-35B, que substituíram os Boeing F/A-18D Hornets. Com os F-35B, a unidade atingiu, em 9 de setembro de 2021, a capacidade operacional inicial (IOC — lnitial Operational Capability).
“O marco inicial da capacidade operacional completa é o ápice de mais de dois anos de planejamento e execução, todos com implantação avançada e diante de uma pandemia global. Em meus mais de 20 anos de serviço, nunca vi uma unidade se unir desta forma para superar os desafios”, disse o Tenente-Coronel Michael D. Wyrsch, comandante da VMFA-242. “Estou incrivelmente orgulhoso de dizer que sou membro desta equipe e estou ansioso para ver onde a cultura de excelência dos Bats os levará”.
O Marine Aircraft Group 12 (MAG-12) recebeu o primeiro esquadrão F-35B em janeiro de 2017, quando o VMFA-121 se mudou para o MCAS Iwakuni. Com a adição do VMFA-242, o MAG-12 é agora a única unidade avançada no Indo-Pacífico com dois esquadrões de F-35B baseados permanentemente.
Este marco marca a integração contínua da estratégia de defesa entre os Estados Unidos e o Japão, especificamente com relação ao F-35. Em 2021, um piloto do USMC com VFMA-242 pousou um F-35B a bordo do porta-aviões japonês Izumo. a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que alguém pousou um avião de asa fixa a bordo de um porta-aviões japonês. Os japoneses também planejam comprar até 105 caças F-35A/B, sendo 63 F-35A e 42 F-35B STOVL.
@CAS