F-35B: VMFA-242 do USMC atinge a FOC. O Marine Fighter Attack Squadron 242 (VMFA-242), com sede em Iwakuni, no Japão, atingiu a plena capacidade operacional (FOC — Full Operational Capability) e está pronto para cumprir todas as suas missões, informou a Marine Aircraft Wing do U.S. Marines Corps.
Uma parte importante dessa conquista foi estabelecimento de sua dotação final de 32 aeronaves Lockheed Martin F-35B com base avançada permanente do Grupo de Aeronaves da Marinha, prontas para apoiaras ações de um Indo-Pacífico livre e aberto. Essa transição ocorreu dentro do cronograma do plano anual de aviação do Corpo de Fuzileiros Navais.
O F-35 Lightning II representa o futuro da aviação tática do Corpo de Fuzileiros Navais e eventualmente substituirá o AV-8B Harrier II e o F/A-18 Hornet em todas as unidades do Corpo de Fuzileiros Navais. Em outubro de 2020, o VMFA-242 — “Bats”, recebeu seus primeiros F-35B, que substituíram os Boeing F/A-18D Hornets. Com os F-35B, a unidade atingiu, em 9 de setembro de 2021, a capacidade operacional inicial (IOC — lnitial Operational Capability).
“O marco inicial da capacidade operacional completa é o ápice de mais de dois anos de planejamento e execução, todos com implantação avançada e diante de uma pandemia global. Em meus mais de 20 anos de serviço, nunca vi uma unidade se unir desta forma para superar os desafios”, disse o Tenente-Coronel Michael D. Wyrsch, comandante da VMFA-242. “Estou incrivelmente orgulhoso de dizer que sou membro desta equipe e estou ansioso para ver onde a cultura de excelência dos Bats os levará”.
O Marine Aircraft Group 12 (MAG-12) recebeu o primeiro esquadrão F-35B em janeiro de 2017, quando o VMFA-121 se mudou para o MCAS Iwakuni. Com a adição do VMFA-242, o MAG-12 é agora a única unidade avançada no Indo-Pacífico com dois esquadrões de F-35B baseados permanentemente.
Este marco marca a integração contínua da estratégia de defesa entre os Estados Unidos e o Japão, especificamente com relação ao F-35. Em 2021, um piloto do USMC com VFMA-242 pousou um F-35B a bordo do porta-aviões japonês Izumo. a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que alguém pousou um avião de asa fixa a bordo de um porta-aviões japonês. Os japoneses também planejam comprar até 105 caças F-35A/B, sendo 63 F-35A e 42 F-35B STOVL.
@CAS