F-35B pela 1ª vez a bordo do USS Tripoli (LHA 7). No dia 11 de janeiro de 2022 no Oceano Pacífico, próximo a San Diego, pela primeira vez, uma aeronave de asa fixa, no caso caça stealth Lockheed Martin F-35B Lighting II USMC 168731 “DC-07”, pertencente ao Marine Strike Fighter Attack Squadron 122 (VMFA-122) pousou no convés de voo do navio de assalto anfíbio USS Tripoli (LHA 7) ou Landing Helicopter Assault 7. O pouso marca não só o início das operações embarcadas no LHA 7 com o F-35, mas sua homologação para o emprego de aeronaves de asa fixa.
Nas últimas semanas o USS Trípoli vem treinando constantemente sua tripulação nos preparativos para as operações de voo om o VMFA-122, que visavam na certificação do navio para o emprego a bordo de aeronaves de asa fixa, uma vez que com asas rotativas havia sido feito no segundo semestre de 2021.
O USS Tripoli foi encomendados em 31 de maio de 2021, sendo construído pela Ingalls Shipbuilding no estaleiro da empresa em Pascagoula, Mississippi entre julho de 2013 e 28 de fevereiro de 2020, quando foi entregue a US Navy, com mais de um anos de atraso. Ele é o segundo navio de assalto anfíbio da Classe América. Foi oficialmente comissionado 15 de julho de 2020.
“Foi para isso que o Trípoli foi construído”, disse o Capitão Joel Lang, Comandante do LHA. “A tripulação e as organizações de apoio trabalharam incrivelmente duro para nos levar ao ponto em que podemos lançar e recuperar aeronaves, enfrentando todos os desafios que a Marinha colocou diante deles desde que comissionamos. Estou extremamente orgulhoso do que conquistamos”.
“Foi uma honra apoiar Trípoli na realização de um evento tão importante”, disse o major Randy Brazile, oficial de sinalização de pouso no VMFA-225. “Os fuzileiros navais e os pilotos do VMFA-122 e do VMX-1 (Marine Operational Test and Evaluation Squadron) estão animados para ver Tripoli obter sua certificação de voo em asa fixa.”
À medida que os tripulantes lotavam a fileira do urubu ou assistiam às operações de voo em um dos monitores do navio, a excitação era palpável em todo o comando. “A tripulação sacrificou tempo longe de suas famílias e amigos para cumprir nossa missão”, disse Cpt Lang. “Dias como hoje provam que o tempo que essas famílias nos deram não é desperdiçado”.
Fonte: US Pacific Fleet
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS