F-35B Lighting II a bordo do Izumo. Depois de mais de 75 anos, o Japão voltou a ter uma aeronave de combate de asa fixa operando embarcada em um porta-aviões da Força de Autodefesa Marítima do Japão, ou JMSDF (Japan Maritime Self-Defense Force). O fato histórico ocorreu durantes testes de verificação de pouso e decolagem, feitos por aeronaves F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) no porta-helicópteros IDH-183 Izumo, que tem por objetivo certificar o navio para as futuras operação dos F-35B japoneses.
O Ministério da Defesa Japonês confirmou que dois Lockheed Martin F-35B do USMC embarcaram no Izumo pela primeira vez dia 4/10 e divulgou várias fotos e vídeos da ação realizada na costa japonesa. As aeronaves F-35B pertenciam ao VMFA-121 – Green Knights e o VMFA-242 – Bats, ambos sediados na Estação Aérea do USMC de Iwakuni, em Yamaguchi.
Os testes, que duraram quatro dias (3 a 7/10), antecedem a inauguração de uma nova era para a Força de Autodefesa Marítima do Japão, que há muito ambiciona adaptar seus dois porta-helicópteros da classe Izumo de 24.000 toneladas para operações embarcadas de asa fixa, operando como base para aeronaves STOVL (Vertical/Short Take-Off and Landing).
Os voos de pouso e decolagem e de movimentação no convés fazem parte de um processo de homologação e aprovação das modificações feitas no navio para a operação de aeronaves de asa fixa.
Os trabalhos de retrofit da classe Izumo estão previstas para serem concluídos em 2026, o que provavelmente trará o retorno dos F-35B USMC de volta a bordo para novos testes, treinamento e certificações, similares aos feitos no HMS Queen Elizabeth da Royal Navy ou o Cavour da Marina Militare, e que, são vitais para a introdução da aeronave stealth STOVL a bordo de porta-aviões.
Concluídas as obras do Izumo, será a vez do navio irmão, o IDH-184 Kaga, que passará pelas mesmas alterações. Ambas as embarcações também receberão várias alterações abaixo da cabine de comando, tornando-os mais aptos a lidar com os F-35B e suas demandas de manutenção, logística e combustível de aviação.
Os F-35B da JASDF serão implantados a bordo dos dois Porta-helicóptero multiuso da classe Izumo – o DDH- 184 Izumo e o DDH-184 Kaga. A classe Izumo é na verdade um porta-helicópteros capaz de operar aeronave VSTOL, que se tornou o elemento-chave da defesa do Japão de suas ilhas remotas contra agressores estrangeiros. Ao todo o Japão planeja adquirir 42 F-35B e 63 F-35A todos para a JASDF. A primeira unidade de F-35B da JASDF será sediada em Nyutabaru em 2024.
@CAS