Como anunciamos aqui, o porta-aviões da Marina Militare Italiana, o ITS Cavour (CVH 550) seguiu para o EUA no dia 2 de fevereiro para para iniciar uma série de atividades visando qualificar e certificar o navio, equipamentos e o pessoal no emprego das Lockheed Martin F-35B STOVL.
Dois caças stealth F-35B Lighting II da Marina Americana e pertencentes ao VX-23 pousaram a bordo do porta-aviões da Marinha italiana ITS Cavour (CVH 550) no dia 28 de fevereiro, procedentes da Naval Air Station Patuxent River, em Maryland. Foi um dia histórico e marcou o primeiro pouso de um F-35 no porta-aviões Italiano. Os F-35B do VX-23 do USMC envolvidos na operação são o BuNo 168717/69 e protótipo BF-05/65.
Os pilotos e aeronaves se juntam a uma equipe de teste de aproximadamente 180 membros da Força de Teste Integrado F-35 (ITF) baseada em Patuxent River, que embarcaram para até quatro semanas de testes no mar.
“Nossa equipe treinou extensivamente para se preparar para este dia, e tive a honra de pousar um dos dois primeiros jatos a bordo do Cavour”, disse o piloto de testes F-35B, major da Marinha Americana Brad Leeman, oficial de projetos da equipe de teste da ITF (Patuxent River Integrated Test Force).
Originally tweeted by Atlantide (@Atlantide4world) on 4 de March de 2021.
O Maj. Leeman e dois outros pilotos da Naval Air Warfare Center Aircraft Division (NAWCAD), e operacionais no VX-23, voarão os jatos ITF durante o teste de voo.
“A ITF desempenha um papel fundamental para que o navio alcance a qualificação de transportadora em um futuro próximo. Todo o nosso planejamento e treinamento de trabalho árduo garantirão um teste de mar bem-sucedido e, em última análise, levarão a Itália a atingir o marco da capacidade operacional inicial.”
Major – Brad Leeman – USN
“É uma conquista notável para todos nós, hoje, ver a aeronave de caça de 5a geração em nosso navio. Isso representa, de fato, um grande sucesso, mas, ao mesmo tempo, um novo desafio para o futuro da aviação naval italiana.” Cada oficial e toda a tripulação estão muito orgulhosos de trabalhar em estreita colaboração com a equipe de teste do F-35 Joint Program Office durante esses testes no mar, e estamos muito bem preparados para fazer o trabalho árduo para equipar o ITS Cavour e a Marinha italiana com a capacidade de combate aéreo de quinta geração do Joint Strike Fighter,”
Comandante do ITS Cavour – Capitão da Marinha italiana, Giancarlo Ciappina.
Com os pilotos e jatos a bordo, a equipe de teste agora coletará dados que levarão à capacidade dos oficiais e da tripulação do navio de conduzir com segurança as operações do porta-aviões com os próprios F-35 da Itália.
Fotos da Força de Teste Integrado (ITF) dos F-35B do VX-23 no Cavour
@CAS