F-35B da RAF realizarão a 1ª missão de policiamento aéreo da OTAN na Islândia. Caças Lockheed Martin F-35B do 617 Sqn da Royal Air Force (RAF), sediados em Marham, Reino Unido, foram enviados à Islândia para iniciar a missão de policiamento aéreo da OTAN. Esta é a primeira vez que os F-35 britânicos participarão de uma missão de policiamento aéreo da OTAN.
Os F-35B defenderão o espaço aéreo da OTAN na região do Ártico e fornecerão capacidades de vigilância e interceptação aerotransportadas para atender às necessidades de preparação em tempos de paz da Islândia — ou ASIC IPPN (Airborne Surveillance and Interception Capabilities to meet Iceland’s Peacetime Preparedness Needs). A última implantação de jatos britânicos na Islândia foi em 2019, quando quatro Eurofighter Typhoon voaram 59 missões de treinamento e mais de 180 interceptações reais.
“O Reino Unido é inabalável em seu comprometimento com a OTAN. Com ameaças aumentando e a crescente agressão russa, é vital que fiquemos ombro a ombro com nossos aliados. Esta última missão de policiamento aéreo na Islândia demonstra a capacidade do Reino Unido de operar e dissuadir nossos adversários no espaço aéreo da aliança”, disse Luke Pollard, Ministro das Forças Armadas do Reino Unido, em um discurso recente.
O capitão do grupo John Butcher, comandante da Força Lightning do F-35, declarou: “Esta será a primeira vez que a Força Lightning será enviada para contribuir com o policiamento aéreo da OTAN e, sem dúvida, mais uma vez provará a flexibilidade que esta plataforma oferece, pois demonstra sua capacidade de operar tanto em um ambiente terrestre quanto marítimo.”
A primeira unidade Lightning da linha de frente, 617 Sqn ‘Dambusters’ chegou à RAF Marham com quatro aeronaves iniciais em 6 de junho de 2018. O F-35 Lightning é mantido em alta prontidão para ser implantado em apoio às operações do Reino Unido e da OTAN em todo o mundo — tanto em terra quanto no mar. É uma aeronave de combate multifuncional equipada com sensores avançados, sistemas de missão e tecnologia stealth.
Após uma missão bem-sucedida na Romênia, onde seis caças Typhoon FGR4 e mais de 200 militares estavam operando da Base Aérea Mihail Kogalniceanu, defendendo a fronteira leste da OTAN, a RAF agora se muda para a Islândia, demonstrando o compromisso inabalável do Reino Unido com a OTAN.
Desde 2008, os Aliados conduzem missões de vigilância aérea sobre a Islândia, como parte do compromisso da OTAN com a segurança e defesa da Islândia, preservando a segurança dos céus Aliados. É uma tarefa coletiva e envolve a presença contínua de aeronaves de caça e tripulações, que estão prontas para reagir rapidamente a possíveis violações do espaço aéreo.
@CAS