F-35B da RAF quase colide com drone voando a mais de 14 mil pés. Um caça F-35B Lightning II da Royal Air Force (RAF) quase colidiu com um drone voando em altitude muito acima do legalmente permitido no Reino Unido. Considerado o mais grave incidente envolvendo uma aeronave da RAF e um drone, o fato ocorreu sobre Norfolk no dia 14 de fevereiro deste ano, mas só foi divulgado recentemente por um relatório do UK Airprox Board (UKAB).
A situação envolveu dois F-35B que haviam partido da Base Aérea da RAF em Marham, para o primeiro voo de Conversão Operacional de um piloto de caça. O aluno comandava a aeronave líder da esquadrilha (Às), e era acompanhado por seu Instrutor na outra aeronave (Ala).
Por volta das 12h50 (horário local), os caças passavam a cerca de 13 quilômetros a leste de Norwich, voando a uma altitude de 15.000 pés (4.570 metros) e uma velocidade de 250 nós (470 km/h), quando o “Piloto Às” avistou o objeto a cerca de 500 metros a sua frente, mas devido a grande distância considerou ser outra aeronave. Com a rápida aproximação, logo ele identificou como sendo um drone.
A falta de qualquer aviso do seu radar de bordo e do Controle de Tráfego Aéreo Militar de Swanwick, combinada com o avistamento muito próximo, levou o “Piloto Às” realizar manobra evasiva, menos que 5 segundos após visual com o objeto, desviando cerca de 100 metros para a direita, deixando o drone passar pela sua esquerda. O “Ala” também avistou o drone, que passou pelo seu lado direito.
O drone voava a cerca de 14.460 pés (4.400 metros), quando limite legal permitido no Reino Unido para estes dispositivos é de apenas 400 pés (121 metros). Uma análise do vídeo montado no capacete do “Piloto Às”, sugeriu que o dispositivo era um drone quadricóptero, semelhante em silhueta a um drone Phantom fabricado pela empresa chinesa DJI.
De acordo com o site DroneXL, Os drones modernos vendidos ao público possuem software que limita sua altura ao máximo legal de 400 pés, no entanto, esta restrição pode ser contornada usando patches de software adquiridos online. Os operadores também podem ampliar o alcance dos drones adicionando baterias extras.
Um porta-voz da RAF enfatizou a importância do treinamento de voo essencial em todo o Reino Unido e a ameaça significativa que os drones podem representar para a segurança das aeronaves. O porta-voz também incentivou os usuários de drones a operar seus dispositivos de forma responsável e legal.
@FFO