F-35B da RAF intercepta Il-38 russo próximo do HMS Queen Elizabeth. A Marinha Real do Reino Unido, ou Royal Navy (RN), informou que uma aeronave de patrulha marítima Ilyushin Il-38 “May” da Rússia (designação OTAN) se aproximou do Carrier Strike Group (CSG) liderado pelo porta-aviões HMS Queen Elizabeth (HMSQE). Uma imagem foi divulgada em 06/10 nas redes sociais do CSG.
De acordo com a publicação, o Il-38 foi interceptado enquanto o CSG passava pela costa norte da Noruega, sendo escoltado por um F-35B da Royal Air Force (RAF) – enviado pelo porta-aviões – e um F-35A da Força Aérea Real da Noruega (RNAF), enviado em missão QRA (Alerta de Reação Rápida).
A foto compartilhada na conta X do CSG (antigo Twitter), mostra um F-35B do Esquadrão 617 “The Dambusters” da RAF, voando ao lado do Il-38. Se a imagem foi feita a partir do convés do HMSQE, pode-se acreditar que o quadrimotor russo passou bem perto da Nau-Capitânia da Royal Navy.
O CSG deixou Portsmouth, no Reino Unido, em 08/09 para participar do Exercício Cobra Warrior 23-2, que envolveu mais de 50 aeronaves do Canadá, EUA, Itália, Noruega, Austrália e Reino Unido. Os F-35B do 617 Sqn, baseados na Base Aérea RAF Marham, foram embarcados no CSG para participar de operações SEAD (supressão das defesas aéreas inimigas), no Exercício.
Diversas nações aliadas da OTAN mantém seus caças em QRA 24 horas espalhados pelas bases militares no continente europeu. Entretanto, neste caso em especial, não se tem notícia de um acionamento QRA realizado por um F-35B embarcado em porta-aviões, podendo ser esta a primeira surtida neste tipo de missão realizada por um Lightining II.
@FFO