F-35B da RAF é encontrado no fundo do Mediterrâneo. O Ministério da Defesa do Reino Unido informou que localizou a posição exata do caça Lockheed Martin F-35B, que caiu do convés de voo do porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R08), durante a decolagem para uma missão de rotina no último do 17 de novembro. Os esforço agora se concentram em recuperar os destroços da aeronave que fazia parte do grupo aéreo embarcado do Carrier Strike Group 21 (CSG21).
Informações preliminares dão conta que a queda de um F-35B da Royal Air Force (RAF), logo após decolar do porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth (R08), no dia 17, teria sido causada por uma “capa plástica” que não teria sido retirada da aeronave no check pré-voo. A suspeita foi levantada pelo tabloide britânico The Sun e parece que se tornou mais plausível após um vídeo que circulou esta semana nas redes sociais. Na imagem algo teria “limitado a potência” o F-35B durante a decolagem.
Pertencente ao 617 Squadron – “The Dambusters”, o F-35B caiu no Mar Mediterrâneo logo após decolar do HMS Queen Elizabeth (R08). O piloto ejetou em segurança e foi resgatado por equipes SAR do navio, através de um helicóptero Merlin Mk4.
O Conselheiro de Segurança Nacional, Sir Stephen Lovegrove, disse no dia 30 de novembro ao Commons Defence Committee que é preciso recuperar os destroços, não só para determinar a causa real do acidente, mas evitar que a tecnologia do F-35 possa cair nas mãos dos russos que, com seus submarinos, tem rondado a área.
“O piloto foi recuperado com segurança e ainda faz exames médicos. Esperamos que ele fique absolutamente bem. Seria prematuro da minha parte comentar as razões do acidente. A recuperação do gravador de dados de voo e dos destroços são realmente vitais para uma investigação precisa para determinar as causas do acidente. Claramente, a rápida recuperação da aeronave é o que gostaríamos de fazer e estamos trabalhando em estreita colaboração com os aliados na mecânica disso. Ainda não conseguimos isto. Estamos cientes das capacidades submarinas russas e vocês tem toda a razão em identificá-las como o estado da arte. Os tipos de precauções e operações que estamos empreendendo no momento são projetados, pelo menos em parte, para garantir que a tecnologia do F-35B permaneça tão confidencial. Esses aspectos de segurança estão no topo de nossa mente. Meu entendimento é que os especialistas sabem onde a aeronave está ”.
Ao mesmo tempo Sir Stephen Lovegrove confirmou que não se sabe a real causa do acidente, não querendo comentar as insinuações da mídia de que uma simples proteção plástica não retirada antes da decolagem teria derrubado uma aeronave de mais de £135 milhões.
O reino Unido e os Estados Unidos estão atualmente engajadas nas operações para resgatar o F-35B. Entende-se que embora o ponto em que o jato entrou no mar fosse conhecido, as asas da aeronave o fizeram deslizar debaixo d’água por uma distância razoável antes de pousar no fundo do mar. Foi necessário encontrar e mapear o local exato onde a aeronave está. A partir de agora, a missão é trazer ele para a superfície, algo que deve er feito nos próximos dias.
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