

F-35B britânicos estão passando por reparos nos EUA. Os três caças F-35B da Royal Navy serão submetidos a uma inspeção minuciosa da fuselagem e da subestrutura para verificar danos por corrosão no Fleet Readiness Center Southeast (FRCSE) da US Navy.
Três aeronaves F-35B Lightning II matriculas ZM158/024, ZM161/027 e ZM166/032 da Ala de F-35B sediada em Marhan (EGYM) que hoje engloba aeronaves dos Esquadrões 207 e 617 da Royal Air Force (RAF) e 809 do Fleet Air Army da Royal Navy (RN) chegam ao FRCSE, em Jacksonville, Flórida em 3/12/2025.
Os caças passarão por uma inspeção de mitigação de corrosão de Nível II do Programa de Inspeção de Ativos de Produção Nível II (PAIR II — Production Asset Inspection Requirement Tier II). É a primeira vez que o FRCSE recebe os F-35B britânicos, que serão submetidos a uma inspeção de mitigação de corrosão de nível II do Programa de Inspeção de Ativos de Produção (PAIR II). O processo abrangente consistirá na avaliação, reparo e remoção de quaisquer danos corrosivos na camada externa da fuselagem, coberta por um revestimento vital de Material Absorvente de Radar (RAM, na sigla em inglês).
Tim Duncan, supervisor geral do F-35, durante os trabalhos de manutenção e reparo de nível de depósito do F-35B do VMFA-122 no FRCSE em agosto de 2024, explicou o processo PAIR II: “Uma inspeção PAIR-II consiste em técnicos removerem vários painéis da aeronave e inspecionarem a subestrutura. Se encontrarmos corrosão, removemos os painéis, tratamos a superfície da aeronave e reinstalamos os painéis.”
Isso é feito na “linha de velocidade de corrosão”, conforme o último comunicado de imprensa, que “inspecionará a estrutura subjacente das aeronaves e, em seguida, removerá e reparará qualquer corrosão para evitar maiores danos”. O abrangente processo PAIR II envolve “mapeamento de corrosão, avaliações estruturais e reparos ou substituições de componentes”.

Para minimizar o tempo de inatividade das aeronaves, os especialistas da FRCSE otimizaram o processo PAIR II, reduzindo o tempo de resposta padrão “de 180 dias para aproximadamente 60 dias, melhorando significativamente a disponibilidade das aeronaves F-35 para serviço operacional”.
O FRCSE anunciou o início dos trabalhos nos F-35B britânicos 22 de dezembro de 2025, afirmado que eles pertencem ao 809 NAS. O Fleet Air Army e a RAF operam em conjunto um total de 38 caças F-35B, dos 48 encomendados pelo país. O FRCSE recebeu seu primeiro F-35B, em 7 de agosto de 2024, para o programa PAIR II, com o jato designado ao Esquadrão do USMC VMFA-122 — Flying Leathernecks vindo de Yuma, Arizona.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS