F-35B adicionais para Cingapura. Após concluir sua avaliação, a Força Aérea da República de Cingapura (Republic of Singapore Air Force — RSAF), confirmou a opção de adquirir mais oito exemplares da variante de decolagem curta e pouso vertical (STOVL — Short Take-Off and Vertical Landing) Lockheed Martin F-35B em 24 de fevereiro.
Esse importante movimento acaba confirmando uma frota inicial de 12 F-35B para a RSAF que deve entrar em serviço operacional até o final desta década. Cingapura para fez uma avaliação do F-35B (STOVL) e C (CV) no segundo semestre de 2022, onde até cogitou cancelar a encomenda.
A aquisição ratifica a escolha e acaba por fornecer novos recursos para o RSAF, dando-lhe a capacidade de projetar poder aéreo de combate de quinta geração de ambientes austeros sem a necessidade de uma pista e possivelmente operará seus jatos a partir de navios de assalto anfíbios configurados para aeronave STOVL.
Originalmente forma quatro unidades com a opção de outras 8. O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de 12 caças Lockheed Martin F-35B para a RSAF por US$ 2,75 bilhões. O anúncio, feito dia 10 de janeiro pela Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA) americana, prevê ainda, 13 motores Pratt & Whitney F135, suporte técnico e logístico. Cingapura já faz parte do programa F-35 desde 2003, como um participante cooperativo de segurança (SCP). A RSAF tem a ideia de substituir sua frota envelhecida de caças F-16 pelos novos F-35B. Os Estados Unidos devem entregar os 12 caças encomendados em quatro anos — isto é em 2026, com as aeronave atingindo a capacidade operacional completa (FOC) em 2029.
“Após uma avaliação completa, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas de Cingapura concluem que o F-35 atenderá melhor às nossas necessidades de defesa agora e no futuro. A RSAF adquirirá mais oito F-35B, a serem adicionados à nossa frota até o final desta década. Isso apoiará a redução progressiva de nossos antigos F-16, que se aposentarão a partir de meados da década de 2030. O RSAF com F-35 e F-15 será uma força aérea forte para proteger nossos céus” — Ministro da Defesa de Cingapura, Dr. Ng Eng Hen.
@CAS