

F-35A RNLAF “Drone Killer”. Após a incursão de drones russos na Polônia, um F-35A da RNLAF recebeu uma marcação de abate de drone abaixo do parapeito, marcando a participação da Royal Netherlands Air Force (RNLAF) na proteção do flanco leste da OTAN.
O F-35A Lightning II RNLAF F-027 do 313 Sq — Esquadrão “Tiger” da Royal Netherlands Air Force (RNLAF) foi visto recentemente exibindo sua primeira “marca de destruição” (kill mark) de um drone, provavelmente da interceptação de um drone de ataque unilateral russo Shahed-136 na defesa do espaço aéreo da OTAN sobre a Polônia em 9 de setembro. Leia mais aqui.

As fotos foram publicadas pelo Ministério da Defesa da Holanda. O texto que acompanha a imagem menciona que o destacamento de F-35 da RNLAF permanecerá na Polônia de 1º de setembro a 1º de dezembro como parte da missão de proteção da OTAN. Além disso, o texto confirma mais uma vez que os F-35 abriram fogo contra os drones russos.
Vários drones russos violaram o espaço aéreo polonês na noite entre 9 e 10 de setembro de 2025, durante o ataque em larga escala de Moscou à Ucrânia. Pelo menos 19 drones de fabricação iraniana Shahed-136 cruzaram a fronteira em direção à Polônia. Aeroportos em toda a Polônia foram temporariamente fechados, incluindo os aeroportos Chopin e Modlin, em Varsóvia.
Diversos meios foram lançados para combater a violação do espaço aéreo, incluindo caças F-16 poloneses e F-35 holandeses. Estes últimos estão atualmente destacados na base aérea de Poznan Krzesiny para a missão de Policiamento Aéreo da OTAN.
Segundo fontes oficiais, três drones foram abatidos por aeronaves da OTAN, enquanto pelo menos outros oito caíram na Polônia. Felizmente, não houve vítimas, embora destroços tenham sido recuperados em vários locais. Posteriormente, a Holanda confirmou que os F-35A foram usados para abater os drones, sem especificar o número.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS