F-35A da ROKAF faz pouso de emergência. Um Lockheed Martin F-35A da Republic of Korea Air Force – RoKAF (Força Aérea da República da Coreia) realizou um pouso de emergência às 12h51 em 4 de janeiro de 2022, na base aérea de Seosan (HMY), a 151 km a sudoeste de Seul. De acordo com o relatório, a aeronave estava em uma missão de treinamento quando uma pane de aviônicos, que travou vários sistemas, inclusive a extensão do trem de pouso. Com isto, o piloto foi obrigado a realizar um pouso de emergência com os trens de pouso recolhidos.
Ao que consta, foi o primeiro “pouso de barriga” de um F-35. “Antes do pouso, a RoKAF mobilizou o sistema de emergência de Seosan, o que incluiu a aplicação de uma espuma especial sobre a pista, o que evitou que a fuselagem do jato sofresse danos graves”.
Embora a real extensão dos danos à aeronave não tenha sido revelada, o acidente deixou o piloto ileso. Uma investigação conjunta com a Lockheed Martin determinará a causa raiz do incidente, e enquanto não for determinada a causa, a RoKAF suspendeu todos os voos operacionais dos F-35A. Não se sabe se esta restrição poderá ser estendida pela LM a outros operadores.
O F-35 pertence a 17 Fighter Wing sediada na Base Aérea de Cheongju, que possui os dois primeiros esquadrões de F-35A da ROKAF – o 151 FS e o 152 FS. Como podemos perceber, o pouso de emergência foi fora da sede da 17 Fighter Wing.
A República da Coreia selecionou o F-35A como resultado do programa FX III em 2014. Até agora, a RoKAF recebeu de 36 das 40 aeronaves originalmente encomendadas. Em dezembro de 2017, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul estabeleceu um processo para adquirir mais 20 aeronaves adicionais.
O primeiro F-35A para o RoKAF, designado como AW-1, voou em Fort Worth, Texas, em março de 2018. No mesmo ano, o primeiro F-35A foi entregue a Luke AFB, Arizona, para treinamento de pilotos. Em 2019, os primeiros F-35A foram entregues 17 FW.
@CAS