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F-35A da RAAF passa a usar bombas BLU-111 nacionais

20 de janeiro de 2022
F-35A da RAAF passa a usar bombas BLU-111 nacionais. Um Pavaway II sendo instalada no bomb bay de um F-35A do 3 Sq da RAAF (Foto: RAAF).
F-35A da RAAF passa a usar bombas BLU-111 nacionais. Um Pavaway II sendo instalada no bomb bay de um F-35A do 3 Sq da RAAF (Foto: RAAF).

F-35A da RAAF passa a usar bombas BLU-111 nacionais. A Royal Australian Air Force (RAAF) adotou desde o final de 2021 o uso de bombas BLU-111(AUS) B/B, uma versão australiana da BLU-111 B/B americana – que por sua vez, é uma derivação da bomba convencional Mark-82 de 500 lb (227 kg). A BLU-111(AUS)B/B foi projetada como substituta direta das Mk.82 na RAAF, oferecendo desempenho comparável e recursos de segurança aprimorados, podendo igualmente receber os kits de guiagem a laser e GPS, que as transformam de armamentos convencionais em armas inteligentes.

A ogiva foi entregue ao Esquadrão No. 3 da Base da RAAF Williamtown, onde foi configurada por técnicos de armas como uma Laser Bomb Guide (LGB) Paveway II para emprego com os Lockheed Martin F-35A Lightning II em uma surtida de treinamento. O engenheiro-chefe do projeto AIR6000, o Squadron Leader Ryan Kell, afirmou que, uma vez introduzido em serviço, a BLU-111(AUS)B/B será usado como uma ogiva de alto valor explosivo em operações e exercícios de treinamento, bem como em missões reais.

Um técnico de armas do 3 Sq monta uma GBU-12 Paveway II usando uma nova BLU 111 B/B fabricada na Austrália na base da RAAF em Williamtown, New South Wales (Foto: RAAF).
Um técnico de armas do 3 Sq monta uma GBU-12 Paveway II usando uma nova BLU 111 B/B fabricada na Austrália na base da RAAF em Williamtown, New South Wales (Foto: RAAF).

“O BLU-111(AUS)B/B destina-se ao uso tanto nas bombas guiadas a laser Paveway II quanto na família Joint Direct Attack Munition (JDAM) de bombas guiadas. O desenvolvimento e produção do BLU-111(AUS)B/B tem sido uma colaboração contínua entre o governo dos EUA, a Defesa e a indústria australiana, especificamente a Australian Munitions”.

A produção soberana do BLU-111(AUS)B/B começou após o sucesso do BLU-126(AUS)/B, uma bomba de 500 libras de baixo arrasto, que demonstrou pela primeira vez a capacidade da Austrália de produzir ogivas de alta sensibilidade. “O design é baseado no BLU-111B/B fabricado nos EUA, mas foi adaptado para atender aos métodos de produção australianos, fornecendo recursos de segurança aprimorados”, disse Kell.

F-35A da RAAF passa a usar bombas BLU-111 nacionais. Um Pavaway II sendo instalada no bomb bay de um F-35A do 3 Sq da RAAF (Foto: RAAF).
F-35A da RAAF passa a usar bombas BLU-111 nacionais. Um Pavaway II sendo instalada no bomb bay de um F-35A do 3 Sq da RAAF (Foto: RAAF).

Ogivas de bombas de aviação são fabricadas na Austrália há várias décadas, mas a ogiva BLU-111(AUS)B/B representa uma mudança geracional na fabricação de explosivos e tecnologias de segurança através do uso de um enchimento, que reduz a probabilidade de a ogiva detonar no caso de um incidente de segurança.

Embora o uso inicial do BLU-111(AUS)B/B, seja na forma de bomba convencional ou principalmente como JDAM e Paveway II, esteja voltado para os F-35, a projeção é logo devem ser extendidas para a 81st Wing, armando os BAE Hawk 127 e os Boeing F/A-18F Super Hornet, bem como as futuras plataformas como o MQ-9B Sky Guardian, que na RAAF irão empregar LGB de 500 libras.

O Capitão do Grupo de Capacidades de Combate dacRAAF, Capitão Guy Adams, disse que esta ogiva representa o próximo passo da indústria de defesa australiana no fornecimento de armas fabricadas internamente para uso nas atuais plataformas de combate aéreo.

“Ter bombas de 500 libras produzidas na Austrália aumenta nossa autossuficiência e a resiliência de nossas plataformas de combate aéreo e a capacidade de combate que elas fornecem”, disse Adams.

@CAS

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