F-35A da RAAF no Pitch Black 2022. A frota de F-35A Lightning II da Royal Australian Air Foce (RAAF) dos Esquadrões 3 e 75 vão participar do exercício multinacional Pitch Black 2022. Isso irá marcar a primeira vez que a RAAF implantará seus F-35A Lightning II em um exercício deste porte. Nas edições anteriores, a RAAF empregou os F/A-18A/B Hornet.
O comandante do Esquadrão Nº 3 da RAAF, Adrian Kiely, disse: “O Exercício Pitch Black será o maior exercício internacional baseado na Austrália, em que nossa Ala 81 vai participar desde a transição para o F-35A. Estamos entusiasmados com a oportunidade de integrar o avançado capacidades com muitos dos nossos parceiros internacionais. Ao longo do exercício, pretendemos melhorar nossas capacidades coletivas de combate aéreo em um ambiente complexo e contestado. Nosso foco para o Pitch Black está no fortalecimento da integração internacional, o que é fundamental para melhorar ainda mais nossa capacidade de nos unirmos como uma força altamente eficaz e interoperável”.
A Pitch Black será realizada de 19 de agosto a 8 de setembro no Território do Norte e em Queensland. Espera-se que cerca de 17 nações participem do exercício bienal de emprego de grandes forças deste ano, baseado na Austrália. As nações participantes incluem o Reino Unido, EUA, França, Índia, Alemanha, Canadá, Indonésia, Cingapura e Tailândia.
Este exercício de três semanas será conduzido principalmente a partir da RAAF Base Darwin e da RAAF Tindal, e também pode incluir a RAF Amberley, perto de Ipswich. O exercício visa demonstrar o compromisso da RAAF em melhorar as relações militares com nações aliadas e parceiras. Mas também é visto como um “recado” a China e as suas pretensões na região do indo-pacífico.
@CAS