F-35A da Polônia entra em produção. O primeiro F-35A Lightning II da Força Aérea da Polônia entrou oficialmente em produção na fábrica da Lockheed Martin, em Fort Worth – Texas no dia de abril. As 32 aeronaves polonesas serão entregues entre 2024 e 2030.
O primeiro componente – o conjunto da asa da fuselagem central (CWA) representa aproximadamente um quarto da fuselagem da aeronave. As asas da aeronave são conectadas ao CWA durante a montagem final, que ocorre nas instalações da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas. Para marcar este marco no programa F-35 da Polônia, o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki visitou as instalações da sede da empresa em Marietta/Geórgia.
A Polônia receberá 32 F-35A serão do Bloco 4, equipados com recursos Technology Refresh 3 (TR-3). O TR-3 representa a evolução mais significativa em capacidades até o momento para o F-35, incluindo maior poder de computação, capacidade de sensor, capacidade de armas e muito mais. Com seus recursos inigualáveis de compartilhamento de dados, o F-35 conectará plataformas de segurança nacional em uma rede coesa que fornece conscientização em todo o campo de batalha de segurança do século XXI e permite uma clara vantagem na tomada de decisões.
A Lockheed Martin tem apoiado a Polônia por mais de 20 anos e o F-35A é mais uma peça neste apoio. A aquisição do F-35A substituirá as plataformas desatualizadas da Força Aérea Polonesa, como os 25 MiG-29. OS F-35 devem ser ao lado dos 36 unidades de F-16C Block 52 e 12 unidades de F-16D Block 52, adquiridas em 2003 a base da defesa polonesa.
@CAS