F-35A da Luftwaffe serão baseados em Büchel. Como esperado, os novos Lockheed-Martin F-35A Lightning II da Luftwaffe serão baseados na base aérea de Büchel, na região de Eifel. A base aérea foi fechada no início de junho de deste ano para um programa intensivo de atualização e reconstrução, que deve ser concluído em fevereiro de 2026.
A decisão de basear os Lightning II na base aérea de Eifel não é surpreendente, pois Büchel é a base do Taktisches Luftwaffengeschwader 33 (TLG33) equipados com os Panavia Tornado IDS. Ela também a base onde estão armazenados os dispositivos nucleares dos EUA necessários para cumprir o acordo de partilha nuclear da OTAN. Em 2030, a missão de ataque nuclear fará a transição do Tornado IDS para o F-35A, com este último capaz de transportar a bomba B61-12 no compartimento interno de armas.
A decisão de adquirir o F-35A Lightning II foi anunciada oficialmente em 14 de março de 2022, por meio de um tweet do Ministério da Defesa alemão, Christine Lambrecht: “A decisão sobre o sucessor do Tornado foi tomada: será do F-35 a tarefa de compartilhamento nuclear. O objetivo é substituir o Tornado até 2030”.
Em 16 de junho de 2022, a embaixadora alemã em Washington (DC), Emily Haber, anunciou publicamente em sua conta no Twitter que os pilotos alemães farão a conversão para o F-35A na base Ebbing ANG/Fort Smith (Arkansas). A Luftwaffe será a segunda força aérea a se alojar no Ebbing’s Foreign Military Sales Pilot Training Center de Ebbing. Cingapura transferirá seus F-16 de Luke AFB (Arizona) para Ebbing no próximo ano e treinará seus pilotos de F-35B neste centro de treinamento.
@CAS