F-35A assume o Alerta de defesa Aérea na RONAF. Em meio a uma forte nevasca, às 11h45 do dia 6 de janeiro de 2022, os caças Lockheed Martin F-35A da Royal Norwegian Air Force – RNoAF (Luftforsvaret) assumiram o QRA (Quick Reaction Alert) ou alerta de defesa aérea no Harstad-Narvik Airport, (EVE/ENEV). Os F-35 assumem o lugar dos Lockheed Martin F-16AM/BM, que após 42 anos de serviço, deram baixa do servio ativo da RNoAF.
Este é um evento histórico para as Forças Armadas e para a RNoAF, que agora conta com dois F-35 de prontidão, com QRA de 15 minutos para a Noruega e a OTAN. O evento foi marcado no aeroporto de Evenes na manhã da quinta-feira 6/01 sob uma forte nevasca com pouca visibilidade significou que o evento original foi um pouco encurtado. Ao mesmo tempo que que foi ativado o QRA com dois F-35 em Evenes, o QRA em Bodø com dois F-16AM era desmobilizado, marcando o fim da vida operacional deste caça na RNoAF.
“O F-35 agora assumiu a batuta com uma guarda 24 horas. Este é um grande dia e estou muito feliz. Foi uma introdução bem-sucedida do novo caça a jato até agora, graças a muitas pessoas dedicadas e qualificadas na Força Aérea e nossos parceiros”, disse o Major General Rolf Folland, Chefe da Força Aérea.
O F-35 agora assume o QRA dos F-16, que cumpria a missão da Base Aérea de Bodø, fechada no mesmo dia, com suas atividades transferidas para o aeroporto de Evenes. Os preparativos para o QRA em Evenes começaram no outono de 2021, quando oito F-35 realizaram treinamentos no aeroporto de Evenes para a missão QRA. Desde então, houve várias visitas com o F-35 ao aeroporto de Evenes para acertar os detalhes e realizar treinamentos.
Com a desativação de Bodø, Evenes será a base mais importante da Força Aérea no norte, operando na verdade como uma base avançada para os F-35 (332 Sq) e uma base fixa para os aviões de vigilância marítima P-8 (333 Sq). Para a RNoAF, o F-35 e o P-8 são s dois vetores mais importantes de sua frota e, que agora, estão reunidas na Evenes, que também conta com um batalhão de defesa aérea e um esquadrão de defesa de base que, juntos, protegerão o aeroporto.
Fonte: RONAF
@CAS