F-35: mais fundos para desenvolver um motor opcional ao F135-PW-100. Adam Smith, presidente do House Armed Services Committee (HASC) do Congresso Americano, disse no dia 31 de agosto que propôs autorizar um aumento no investimento do Adaptive Engine Transition Program (AETP). Os motores que estão sendo desenvolvidos para competir no AETP, são projetados inicialmente para o Next Generation Air Dominance (NGAD) da USAF – o sucessor do Lockheed Martin F-22A Raptor, mas deverão, também, ser ajustados para caber no compartimento do motor do F-35.
Esse potencial fundo extra para AETP seria aplicável no ano fiscal de 2022 (FY22). Os motores que estão sendo desenvolvidos sob os requisitos AETP – o GE XA100 e o PW XA101, serão ajustados para caber no compartimento do motor do F-35A. A USAF solicitou cerca de US$ 14 milhões no ano fiscal de 2022 para o AETP.
O F-35 Joint Program Office disse que o AETP “não é atualmente um requisito do F-35”, mas acrescentou que: “está trabalhando com o programa AETP e nossos parceiros da indústria para avaliar se esta nova tecnologia de motor se encaixa no F-35″ .
O Pentágono está considerando opções alternativas ao motor do Lockheed Martin F-35 Lightning II, devido à dificuldade de sustentação do sistema de propulsão Pratt & Whitney F135-PW-100, que são desafiadores e também à necessidade futura de melhorar desempenho operacional.
“Temos a capacidade de impulsionar a competição de motores, e vamos fazer isso”, disse Smith durante um evento de reflexão do Brookings Institution. O Congresso começou a considerar a legislação de autorização dos serviços armados dos Estados Unidos para o ano fiscal de 2022.
Smith deseja que o Departamento de Defesa (US DoD) apresente uma estratégia de aquisição para o desenvolvimento contínuo, integração e operacionalidade do sistema de propulsão AETP na frota de F-35A já para o ano fiscal de 2027.
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