F-35: entregas permanecem suspensas até a conclusão das investigações do acidente. Após seis semanas do acidente no Texas com um F-35B do USMC, que gerou uma pausa nos voos de aceitação, e consequentemente, interromperam as entregas de novos F-35, a situação não mudou. Novas entregas só ocorrerão após a conclusão do laudo do acidente.
No dia 24/01, o executivo-chefe da Lockheed Martin, Jim Taiclet, disse que a empresa está aguardando a conclusão de uma investigação sobre o acidente do F-35B em 15 de dezembro, para a retomada dos voos de aceitação que antecedem as entregas de novos caças. Taiclet não forneceu um prazo para quando ele espera que as entregas sejam retomadas.
O relatório de resultados da empresa para o final de 2022 ofereceu um vislumbre de como a pausa nas entregas no final do ano afetaram os resultados. No geral, conforme a Lockheed Martin, seu setor aeronáutico registrou quase US$ 27 bilhões em vendas líquidas em 2022, o que representa US$ 239 milhões a mais do que em 2021. Isso incluiu aumentos de cerca de US$ 375 milhões em contratos, dos quais US$ 80 milhões a mais para o F-22 e crescimento de cerca de US$ 55 milhões para o programa F-16. Mas esse crescimento foi afetado por uma queda nas vendas de cerca de US$ 310 milhões para o F-35, que a Lockheed Martin disse ser devido em parte ao menor volume de entregas.
A Lockheed Martin suspendeu os voos de aceitação dos novos F-35 imediatamente após o acidente em 15 de dezembro envolvendo um F-35B recém-construído, que realizava um voo de aceitação na planta de Fort Worth, Texas. A investigação da Marinha sobre o acidente, ainda em andamento, descobriu sinais de que um tubo de combustível de alta pressão do motor F135 fabricado pela Pratt & Whitney havia falhado. Ainda não está claro se foi uma falha pontual ou é um problema recorrente ao motor. Em 27 de dezembro, o Departamento de Defesa, a Lockheed Martin e a Pratt & Whitney concordaram em interromper a entrega de novos motores F135 enquanto a investigação continua.
A pausa nos voos de aceitação para os novos F-35, por sua vez, interrompeu as entregas. A Lockheed Martin disse no mês passado que estava a caminho de atingir sua meta de 148 caças entregues até o final do ano, antes que os novos aviões fossem aterrados. A empresa acabou entregando 141 F-35 em 2022.
A produção final dos F-35 — principalmente em suas instalações em Fort Worth, Texas, mas também na Itália e no Japão — continua no mesmo ritmo de antes do acidente. A Lockheed também continua encomendando e recebendo peças dos fornecedores.
@CAS