F-35 do 4th FS da USAF chegam à França. Aviões F-35A Lightning II da USAF pertencentes ao 4th Fighter Squadron, que é vinculada a 388th Fighter Wing da Base Aérea de Hill, Utah, chegaram a base aérea francesa de Mont-de-Marsan, 10 de maio de 2021, para uma série de exercícios e atividades, incluindo a participação na operação Atlantic Trident 21.
Atlantic Trident 21, vai ocorrer na BA118 Mont-de-Marsan (LFBM), do Armée de l’Air et de Espace de 17 a 28 de maio de 2021. É um exercício conjunto multinacional envolvendo militares dos Estados Unidos, França e Reino Unido, com o objetivo de aprimorar aa táticas de operação de aeronaves de quarta e quinta geração integração, bem como a prontidão e a capacidades de combate, por meio da condução de operações aéreas complexas em um ambiente contestado com uma força combinada multinacional. A BA118 é hoje uma das principais bases dos esquadrões de Dassault Rafale franceses
O F-35A é o último caça de quinta geração da Força Aérea dos Estados Unidos. Com seu desempenho aerodinâmico e aviônica avançada integrada, o F-35A fornecerá stealth de próxima geração, consciência situacional aprimorada e vulnerabilidade reduzida para os Estados Unidos e nações aliadas. O F-35A dá à Força Aérea dos Estados Unidos e seus aliados o poder de dominar os céus – a qualquer hora, em qualquer lugar. É um caça multirole ágil, versátil, de alto desempenho e capaz de 9g, que combina stealth, fusão de sensores e consciência situacional sem precedentes.
Esta é a terceira implantação do 388º FW na Europa. O primeiro foi a implantação do 34º FS na RAF Lakenheath, Inglaterra, em abril de 2017. O segundo foi a implantação do 421º FS Theatre Security Package na Base Aérea de Aviano, Itália, em maio de 2019. Agora é a vez do 4th FS operar na França.
@CAS