F-22 terá novos tanques de combustíveis furtivos. O Lockheed Martin F-22 Raptor ainda deverá ser mantido em serviço por pelo menos mais uma década, até o ser substituído pelo projeto de 6ª geração Next Generation Air Dominance (NGAD), que ainda é embrionário. Para se manter em serviço ele será e capaz ele será modernizado pontualmente. Uma das modernizações será expandir sua autonomia de combate, visando seu emprego no Pacífico Sul
Há tempos, os EUA estão pensando em um cenário onde o F-22 Raptor poderia ser usado para uma ação militar em um possível conflito asiático, advindo talvez de ações da China visando anexar Taiwan. Como Taipei não deve se curvar a Pequim de bom grado, uma guerra entre os dois países envolvendo aliados taiwaneses é cada vez mais possível.
Um novo tanque de combustível daria ao F-22 Raptor a vantagem necessária. Sinais disto apareceram no segundo trimestre deste ano, quando o orçamento de defesa dos EUA para o ano fiscal de 2023 (FY23), incluem atualizações interessantes, na frota de F-22, como novos tanques de combustível sob as asas.
Os tanques de combustível do Raptor atualmente armazenam até 600 US galões de combustível. No entanto, eles têm um efeito negativo pois aumentam um pouco a assinatura radar. Os novos tanques de combustível projetados para o F-22 visam compensar parte dessa redução. Um trecho do orçamento militar dos EUA para o ano fiscal de 2023 diz que as novas tecnologias adversárias aumentam o alcance do ataque. Para garantir o sucesso da missão, o orçamento também diz que o F-22 Raptor deve receber maior alcance “enquanto mantém a capacidade de sobrevivência furtiva”.
Especialistas militares dos EUA dizem que um projeto novo para os tanques externos de combustível sob as asas será criado e deverá comportar 1000 US galões. Os pilones também receberão um upgrade, com sua “invisibilidade” também sendo retrabalhada. Mudanças dramáticas ocorrerão quando os tanques forem ejetados da asa, podendo denunciar a presença do F-22. Essa ação precisará ser planejada e cuidadosamente executada, pois é vital para o bom funcionamento da tecnologia furtiva. A nova tecnologia pneumática também deve fornecer uma superfície lisa e aerodinâmica para ter um arrasto mínimo sem estoque.
Além dos tanques, o orçamento do FY23 não prevê o desenvolvimento e integração de novos pods sob as asas. Até o momento, o F-22 não possui um pacote de guerra eletrônica ativo, e os novos pods sob as asas devem integrar um pacote de EW e especula-se que o F-22 ganhe finalmente um IRST.
@CAS