F-22 pode ser aposentado já no próximo ano. A USAF vem enfrentando uma oposição política do Congresso. O Pentágono cogita eliminar gradualmente o lendário F-22 Raptor, o primeiro caça furtivo da quinta geração. A aposentadoria antecipada e imediata de 32 F-22 Raptor liberaria verbas do orçamento para ser usado no desenvolvimento do Next Generation Air Dominance (NGAD), justamente o sucessor do F-22.
As chances de aposentadoria precoce do F-22 são boas, conforme o secretário da Força Aérea, Frank Kendall. Recentemente, ele compartilhou que já está vendo uma boa cooperação entre as comissões sobre o assunto. Segundo ele, os “pontos de tropeço” do passado agora são usados para a cooperação.
O que eles querem do Pentágono é desativar 32 F-22 Raptors no próximo ano. São aeronaves mais antigas e sem capacidade real de combate. Isto poderia ser aprovado no Congresso em um pacote geral, que incluiria a retirada conjunta de várias aeronaves de ataque A-10 e de AWACS E-3. Segundo Kendall, a “resistência” à aposentadoria do A-10 e do E-3 já não existem mais. Espera-se que F-22 também supere essa resistência. O que a USAF quer é aprovar isto este ano e aplicar em 2024.
Estes F-22 gastam milhões de dólares. De acordo com relatos da mídia americana, os 32 F-22 consomem anualmente centenas de milhões em manutenção. Para ser mais específico, fala-se de um montante na ordem dos US$ 500 milhões/ano. Esse dinheiro seria bem-vindo no programa NGAD.
Claro, houve comentários do Congresso sobre por que os F-22 não são atualizados e convertidos em caças modernos. No entanto, os cálculos mostram que isso custaria ao contribuinte americano mais de US$ 3 bilhões, e todo o processo, levaria uma década.
Os EUA ainda operam o F-22, que deve sair de cena até o final da década. O caça foi fabricado com tecnologia stealth pela Lockheed Martin entre 1996 e 2011. Devido a decisões baseadas em tecnologia secreta e crítica, ele não foi vendido para nenhum outro país. O número de F-22 Raptors produzidos é de 195 (8 aeronaves de teste e 187 de produção).
@CAS