F-22 com novo revestimento de teste. Visto pela primeira vez em janeiro, o F-22A sem marcas de unidade ostenta um revestimento peculiar “semelhante a um espelho”, nunca visto antes em um Raptor. O revestimento metálico refletivo cobre a maior parte da fuselagem externa da aeronave deixando linhas dos painéis bem óbvios.
Não é possível saber que tipo de revestimento é, embora pareça “cromado” ou “espelhado”. Sem dúvida foi aplicado para alguma atividade de teste, talvez visado refletir ondas de radar para aprimorar o sistema stealth; relacionada ao sistema IRST (Infra Red Search & Track) ou ligada a alguma tecnologia que de sexta geração.
De qualquer forma, a aeronave com a peculiar “pele” experimental é o F-22A USAF 04-4065, já participou das missões da Weapons School Integration (WSINT) da USAF Weapons School, quando os alunos, após 6 meses de curso para instrutor de armas, são colocados à prova durante confrontos diretos uns com os outros, simulando adversários como Rússia e China. Em outras palavras, o F-22 com a misteriosa pele refletiva já foi usado para treinamento de alto nível, provavelmente desempenhando um papel de adversário.
Um segundo F-22 com revestimento refletivo foi visto na Nellis AFB. Este novo Raptor visto no sábado, 19 de março de 2022. A nova camuflagem furtivo parece ser muito diferente da primeira: placas menores, semelhantes a espelhos, parecem ter sido amplamente aplicadas na seção do nariz, portas do compartimento de armas, fuselagem e também na face, dentro e fora das caudas. O novo revestimento é o resultado dos testes realizados no primeiro?
O F-22A é o USAF 04-4070 que teria participado de pelo menos uma surtida no exercício Red Flag 22-2 (voando como parte da formação “RAPTOR 01” na tarde de 19 de março – uma formação de quatro F-22 com o “Chrome Raptor” como líder. Portanto, o novo revestimento já está desempenhando algum papel em termos de treinamento realista, cujo objetivo, ainda não sabemos.
@CAS