F-22 chega aos Emirados Árabes Unidos. Conforme antecipamos aqui, os seis F-22 da 1st Fighter Wing (1st FW) chegaram a Base Aérea de Al Dhafra, Emirados Árabes Unidos, em 12 de fevereiro, cumprindo uma promessa do Secretário de Defesa Lloyd J. Austin III de implantar aeronaves de quinta geração naquela nação do Golfo. Os F-22A são do 27th Fighter Squadron (27th FS) da 1st FW da Base Conjunta Langley-Eustis, Virgínia
“Com do apoio vital da 192nd Wing e da 633rd Wing de Langley-Eustis, conseguimos colocar o 27th FS fora de casa em pouco tempo”, disse o Coronel William Creeden, comandante da 1st Fighter Wing. “Nossos Raptors são caças altamente capazes, operados pelos melhores aviadores, e trazem poder aéreo decisivo para onde quer que vão.”
A decisão de implantar caças de quinta geração, em vez de F-15 ou F-16, veio após a escalada de ataques de drones e mísseis contra os Emirados Árabes Unidos, lançados por rebeldes houthis do Iêmen, com apoio do Irã. Vários dos ataques com mísseis houthis visaram especificamente a base de Al Dhafra.
Em um telefonema de 1º de fevereiro com o príncipe herdeiro Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, vice-comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, o Secretádio de Defesa Lloyd J. Austin III disse que enviaria caças de quinta geração, bem como o destróier USS Cole (DDG-67) aos Emirados Árabes Unidos para reforçar suas defesas. O comandante do US Central Command, General Kenneth F. McKenzie Jr., posteriormente especificou em entrevista a uma agência de notícias estatal que a aeronave seria F-22.
@CAS