F-16C do Comandante da Jersey ANG recebe pintura especial. Um F-16C do 119º Esquadrão de Caça (119th FS) da Guarda Aérea Nacional de New Jersey, EUA, recebeu uma pintura especial “Jersey Jerk” dedicada a um Ás da Segunda Guerra Mundial. A aeronave, matrícula 86-309, homenageia o Major General Donald Strait, piloto de caças P-47 Tunderbolt e P-51 Mustang.
Nascido em 1918 em East Orange, New Jersey, fascinado por aviões Strait se alistou no 119º Esquadrão de Observação em 1940 para voar O-46 e O-47. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, o então Segundo Tenente Strait foi enviado para o Reino Unido onde se juntou ao 356º Grupo de Caça.
Costume entre os pilotos de caça de dar nome aos seus aviões, Strait queria batizar seu P-47 como “Jersey Bounce”, em homenagem ao seu estado natal e nome de uma música famosa na época. Porém, outras aeronaves já usavam esse nome. Após cinco missões voando com seu avião ser “batizado”, a equipe de Strait bolou um nome bastante incomum: “Jersey Jerk” (“Idiota de Jersey”).
Em 2008, Doc Watson, o chefe da equipe de Strait disse como o piloto agiu ao ver o nome. “Pelo amor de Deus, Watson, eu não sou um idiota”, disse Strait à Watson, que explicou o que a equipe quis dizer com esse nome: “Qualquer cara que decolasse em um avião monomotor, cruzasse o Mar do Norte no inverno e corresse o risco de levar um tiro na bunda da Luftwaffe ou de fogo antiaéreo tem que ser um babaca.”, disse Watson.
Strait gostou da ideia e carregou “Jersey Jerk” em seus P-47 e P-51 por 122 missões de combate, onde abateu 13,5 aeronaves inimigas (quando dois pilotos compartilham o abate os créditos são divididos). Strait foi o piloto com maior pontuação no 356º Grupo de Caça, e em pouco mais de um ano e meio foi elevado ao posto de Major e a Comando do 361º Esquadrão de Caça.
Após a Guerra, o Major Strait se juntou à Guarda Aérea Nacional de Nova Jersey, Chegou a ser comandante da 108ª Ala de Caça Tática, unidade à qual a Jersey ANG era subordinada. De acordo com a entrevista de 2008, Strait liderou a construção da atual base em Atlantic City, manteve o 119th FS voando caças em vez de mudar para aviões-tanque – como ocorreu com outras unidades da Guarda Aérea Nacional – e também ocupou um cargo no Pentágono.
Strait se aposentou em 1978 como Major-General e uma longa lista de prêmios e condecorações, entre elas a Silver Star, a Legion of Merit e a Distinguished Flying Cross com dois Oak Leaf Clusters. O Às da Segunda Guerra faleceu em 2015, mas o 119th FS carrega seu legado até os dias atuais, com seus comandantes utilizando o indicativo de chamada “Jerk 01” em seus voos.
O novo “flash” da cauda do “86-309” foi pintado no 576º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves na Base Aérea de Hill, Utah, e cor laranja com raios fazem referência ao sol nascente que faz parte do emblema do Esquadrão.
Fonte: 177th FW
@FFO