• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

F-16C do Comandante da Jersey ANG recebe pintura especial

14 de dezembro de 2024

A U.S. Air Force F-16C Fighting Falcon fighter jet assigned to the 119th Fighter Squadron displays the new “Jersey Jerk” flagship tail flash on the flightline at the 177th Fighter Wing, Egg Harbor Township, New Jersey, Dec. 5, 2024. The aircraft is dedicated to U.S. Air Force Maj. Gen. Donald Strait, a retired commander of the New Jersey Air National Guard (NJANG), who flew a P-47 Thunderbolt and a P-51 Mustang of the same name. (U.S. Air National Guard photo by Senior Airman Darion Boyd)

F-16C do Comandante da Jersey ANG recebe pintura especial (Foto: ANG/Senior Airman Darion Boyd).
F-16C do Comandante da Jersey ANG recebe pintura especial (Foto: ANG/Senior Airman Darion Boyd).

F-16C do Comandante da Jersey ANG recebe pintura especial. Um F-16C do 119º Esquadrão de Caça (119th FS) da Guarda Aérea Nacional de New Jersey, EUA, recebeu uma pintura especial “Jersey Jerk” dedicada a um Ás da Segunda Guerra Mundial. A aeronave, matrícula 86-309, homenageia o Major General Donald Strait, piloto de caças P-47 Tunderbolt e P-51 Mustang.

Nascido em 1918 em East Orange, New Jersey, fascinado por aviões Strait se alistou no 119º Esquadrão de Observação em 1940 para voar O-46 e O-47. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, o então Segundo Tenente Strait foi enviado para o Reino Unido onde se juntou ao 356º Grupo de Caça.

Costume entre os pilotos de caça de dar nome aos seus aviões, Strait queria batizar seu P-47 como “Jersey Bounce”, em homenagem ao seu estado natal e nome de uma música famosa na época. Porém, outras aeronaves já usavam esse nome. Após cinco missões voando com seu avião ser “batizado”, a equipe de Strait bolou um nome bastante incomum: “Jersey Jerk” (“Idiota de Jersey”).

Em 2008, Doc Watson, o chefe da equipe de Strait disse como o piloto agiu ao ver o nome. “Pelo amor de Deus, Watson, eu não sou um idiota”, disse Strait à Watson, que explicou o que a equipe quis dizer com esse nome: “Qualquer cara que decolasse em um avião monomotor, cruzasse o Mar do Norte no inverno e corresse o risco de levar um tiro na bunda da Luftwaffe ou de fogo antiaéreo tem que ser um babaca.”, disse Watson.

Major Donald Strait com o P-51D “Jersey Jerk” na Europa em 1945.
Major Donald Strait com o P-51D “Jersey Jerk” na Europa em 1945.

Strait gostou da ideia e carregou “Jersey Jerk” em seus P-47 e P-51 por 122 missões de combate, onde abateu 13,5 aeronaves inimigas (quando dois pilotos compartilham o abate os créditos são divididos). Strait foi o piloto com maior pontuação no 356º Grupo de Caça, e em pouco mais de um ano e meio foi elevado ao posto de Major e a Comando do 361º Esquadrão de Caça.

Após a Guerra, o Major Strait se juntou à Guarda Aérea Nacional de Nova Jersey, Chegou a ser comandante da 108ª Ala de Caça Tática, unidade à qual a Jersey ANG era subordinada. De acordo com a entrevista de 2008, Strait liderou a construção da atual base em Atlantic City, manteve o 119th FS voando caças em vez de mudar para aviões-tanque – como ocorreu com outras unidades da Guarda Aérea Nacional – e também ocupou um cargo no Pentágono.

Strait se aposentou em 1978 como Major-General e uma longa lista de prêmios e condecorações, entre elas a Silver Star, a Legion of Merit e a Distinguished Flying Cross com dois Oak Leaf Clusters. O Às da Segunda Guerra faleceu em 2015, mas o 119th FS carrega seu legado até os dias atuais, com seus comandantes utilizando o indicativo de chamada “Jerk 01” em seus voos.

O novo “flash” da cauda do “86-309” foi pintado no 576º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves na Base Aérea de Hill, Utah, e cor laranja com raios fazem referência ao sol nascente que faz parte do emblema do Esquadrão.

Fonte: 177th FW

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login