

F-16AM ucranianos empregando os NGFWH. Recente vídeo publicado pelo Ministério da Defesa da Ucrânia, mostrou caças Lockheed Martin F-16AM da Força Aérea da Ucrânia empregando o NGFWH (Next Generation Fixed Wing Helmet).
Um detalhe significativo nos vídeos divulgados pela Força Aérea do Reino Unido (UAF) sobre seus F-16 foi a presença do NGFWH (Next Generation Fixed Wing Helmet) como capacete emprego pelos pilotos.
Até então, sabia-se apenas o uso do Gentex HGU-55/P e sua variante RTX JHMCS + 1/x. O Joint Helmet Mounted Cueing System (Sistema Conjunto de Indicação Montado em Capacete, em tradução livre), um sistema HMD (Helmet Mounted Display) montado no capacete usado por pilotos em aeronaves como F-15, F-16 e F/A-18.
Fabricado pela LIFT Airborne Technologies, o NGFWH destaca-se pelas suas características avançadas e desempenho incomparável. Desde a sua construção leve em fibra de carbono até à estrutura segura em EPS e às placas de proteção contra impactos em Koroyd, oferece resistência e defesa excepcionais. O sistema inteligente de fluxo de ar, os ajustes convenientes e as tecnologias inovadoras garantem conforto e funcionalidade ideais. O capacete AV2.2 define um novo padrão para pilotos e desempenho com o seu design de vanguarda.
O NGFWH deve substituir o modelo atual, em uso há mais de 40 anos, conhecido como HGU-55, usado por todas as tripulações da USAF, exceto os pilotos de F-35A. Ele começou a ser testado nos F-22 em 2022. Hoje já está sendo usado pela USAF, e, agora pela UAF.
O design do capacete permite uma visibilidade, mobilidade e conforto inigualáveis no cockpit. A maior visibilidade combinada com a mobilidade que ele oferece tornou-o uma grande melhoria em relação ao que estou acostumado a voar. É claro que este foi um salto geracional na tecnologia que o piloto de caça merece.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS