

F-16AM/BM argentinos foram acompanhados por caças F-39E Gripen da FAB no voo de translado. A Força Aérea Argentina (FAA) divulgou um vídeo mostrando que os seus F-16AM/BM recentemente recebidos, foram escoltados por quatro caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), em parte da rota de translado entre Natal e Río Cuarto, na Argentina.

A Esquadrilha CONDOR, comporta por dois F-16AM monopostos (matrículas M-1009 e M-1020) e quatro F-16BM bipostos (M-1004, M-1005, M-1007 e M-1008), partiu em 28/11 de Skrydstrup, na Dinamarca, e pousou no dia 05/12 em Río Cuarto, na Argentina, após três paradas técnicas. O longo voo foi apoiado por três aviões-tanque KC-135R da USAF.

Durante o voo entre Natal e Río Cuarto, realizado na sexta-feira (05/12), quatro caças F-39E do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, sediados em Anápolis (GO), acompanharam o comboio argentino/americano enquanto cruzaram o espaço aéreo da região central do Brasil. A FAB não divulgou nenhuma nota oficial sobre o assunto.

No sábado (07/12), o Ministério de Defesa da Argentina realizou uma grande festa para a apresentação oficial dos primeiros seis supersônicos F-16AM/BM Fightning Falcon de 24 aeronaves compradas da Dinamarca. O evento incluiu sobrevoo da capital Buenos Aires e uma cerimônia na Área de Material de Río Cuarto, com a presença do presidente Javier Milei.

Em abril de 2024, o governo argentino assinou a compra de 24 caças F-16AM/BM Bloco 15 da Força Aérea Real da Dinamarca (RDAF) pelo valor aproximado de US$ 338 milhões. O negócio envolve 16 caças F-16AM (monopostos), oito F-16BM (bipostos), uma célula de F-16 Bloco 10 não operacional para treinamento técnico (recebida em 2024), além de componentes sobressalentes, peças de reposição, ferramental, treinamento e equipamentos associados.
O cronograma de entrega dos F-16 para a Força Aérea Argentina:
Com os F-16AM/BM Fighting Falcon Bloco 15, a Força Aérea Argentina recupera a capacidade defensiva aérea supersônica, perdida em 2015 quando os últimos Dassault Mirage III foram aposentados após décadas de operações.
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