F-16 USAF receberão nova suíte de EW. A USAF deu mais um passo no esforço para modernizar as capacidades de guerra eletrônica (EW) da sua frota F-16C/D Bloco 40/50. No dia 10 de março a Fighters and Advanced Aircraft Directorate emitiu uma modificação de pedido de mudança sem preço (UCO – Unpriced Change Order) para a Northrop Grumman para o F-16 Integrated Viper Electronic Warfare Suite (IVEWS).
O UCO segue a modificação de outro acordo de transação (OTA – Other Transaction Agreement) de US$ 40 milhões, que a empresa recebeu em junho de 2021, para desenvolver um protótipo certificado do IVEWS.
Nos próximos 18 meses, a Northrop Grumman concluirá o desenvolvimento do IVEWS – também conhecido como AN/ALQ-257 – e instalará o sistema em vários F-16 para testes de voo. Desenvolvimento adicional, integração, teste de qualificação de hardware e aquisição de ativos de Engenharia e Desenvolvimento de Fabricação (EMD) apoiarão o Teste de Desenvolvimento/Teste Operacional (DT/OT) e Avaliação Operacional (OA) do IVEWS no início de 2023.
“Este contrato e o esforço geral do programa são vitais para aumentar a proteção de nossos operadores de F-16 à medida que executam suas missões em ambientes contestados”, disse o major Charles Prichard, chefe de integração de guerra eletrônica do Escritório do Programa do Sistema F-16 da diretoria. “Para que o F-16 Viper atenda aos conjuntos de missões atribuídas e opere em determinados ambientes, a frota precisa de um sistema avançado de guerra eletrônica (EW). O IVEWS se alinha com o plano EW do HAF/ACC e recentemente se tornou a solução que melhora a capacidade de sobrevivência e letalidade do F-16 contra ameaças atuais e emergentes.”
O IVEWS fornece um sistema EW de próxima geração que é interno ao F-16 e interoperável e integrado com o radar APG-83 Active Electronically Scanned Array (AESA). Uma parte fundamental do esforço foi o uso da abordagem de nível médio de aquisição (MTA), que alavancou a concorrência entre as empresas de defesa para obter economias significativas de custo e cronograma sem sacrificar a capacidade. Isso permitiu que a Força Aérea selecionasse estrategicamente o IVEWS como a solução avançada de frota EW para o F-16.
“O MTA é um caminho que realmente elimina toda a burocracia e permite que você vá mais rápido e mais barato sem sacrificar a capacidade”, disse Prichard. “A competição [que promove] é saudável porque cria incentivos e permite que a indústria tente resolver um problema para você e obter capacidade avançada para o combatente o mais rápido possível.”
Espera-se que a produção e colocação em campo do IVEWS comece em 2024.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS