F-16 RNLAF poderão fazer “boom sônico” em voos de verificação funcional. Em um anúncio recente, o Ministério da Defesa da Holanda afirmou que alguns caças F-16 da Royal Netherlands Air Force (RNLAF) serão submetidos a voos de teste ou verificações funcionais e isto vai incluir voos supersônicos. Se você estiver nas proximidades, não se surpreenda ao ouvir o que pode parecer um estrondo — são simplesmente os F-16 quebrando a barreira do som no meio do voo.
O Ministério da Defesa enfatizou que a prontidão da RNLAF não depende apenas dos pilotos — as aeronaves precisam estar nas melhores condições, prontas para uma implantação rápida e bem-sucedida a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo. Isto exige manutenção regular destes F-16 e, claro, uma série de voos de teste para garantir o mais alto nível de preparação e funcionamento do motor.
No entanto, estes voos de verificação funcional não são realizados indiscriminadamente. Eles acontecem em condições climáticas claras e apenas durante o dia. Apenas 20 pilotos e ensaio da Força Aérea irão fazer os checks.
Por que a verificação funcional é necessária? Quando os pilotos entram na cabine para um voo de verificação funcional, sua missão é verificar se o F-16 continua em condições de voo, seja por uma pane operacional ou em um voo de experiência pós-revisão programada, em especial em checks maiores de 180 dias ou mais.
Cada voo realizado por um F-16 holandês culmina em uma manutenção preventiva. A cada 300 horas de voo ele passa por um processo de rotina mais detalhado, que ocorre na Base Aérea de Woensdrecht ou na SABCA, na Bélgica.
Os Voos de Verificação Funcional (FCF = Functional Check Flights), são realizados em rotas pré-determinadas, ocorrem tanto em áreas terrestres e marítimas. Quando um F-16 atinge a barreira da velocidade sônica durante esses testes, um som distinto e estrondoso, conhecido como boom sônico, pode ser ouvido em todo o caminho até o solo.
Para minimizar a poluição sonora em regiões povoadas, a RNLAF conduz predominantemente as suas operações em mar aberto. Graças à sua vantagem geográfica, ou seja, à sua proximidade com o mar, a Base Aérea de Leeuwarden é uma localização ideal. Portanto, os voos de verificação funcional normalmente ocorrem sobre o mar a partir desta base. Mesmo assim, dependendo das condições meteorológicas, o som poderá ser ouvido. Em tempo onde tudo vira uma reclamação, o Ministério da Defesa resolveu avisar os “navegantes” para evitar ruídos com a população.
@CAS