F-16 Poloneses protegerão o espaço aéreo do Báltico. A Força Aérea Polonesa (Siły Powietrzne RP) transferiu no dia 1º de maio quatro caças Lockheed Martin F-16C/D para a Lituânia, que substituíram os quatro caças Mikoyan-Gurevich MiG-29, que estavam sendo usados numa missão de policiamento da OTAN.
A informação acima foi confirmada pelo major-general Jan Śliwka, vice-comandante-geral das Forças Armadas da Polônia. Os F-16C-53CF e D-52F polonesas deixaram a base aérea de Krzesiny rumo a Base Aérea de Šiauliai na Lituânia. As aeronaves pertencem ao Skrzydło Lotnictwa Taktycznego (2.SLT) ou a 2ª Ala de Caças Táticos. A missão foi precedida pelo exercício “Orlik-17”, cujo objetivo é verificar a prontidão do pessoal para realizar a operação de policiamento aéreo no Báltico. A rotação polonesa começou em 4º de maio e termina em 31 de agosto. Esta será a sétima rotação envolvendo ativos poloneses, no entanto, conforme relatado pelo General Jan Śliwka. Outra está prevista para 2022 ou 2023. A primeira rotação no âmbito da missão de Policiamento Aéreo do Báltico ocorreu em 2006.
No ano passado, quatro F-16 foram enviados ao Kuwait para apoiar a Operação Inherent Resolve contra o ISIS, fornecendo recursos de reconhecimento sobre o Iraque. De acordo com a agência de imprensa polonesa, em dezembro de 2016, o ministro Macierewicz afirmou que os pilotos poloneses estacionados no Kuwait solicitaram estender o escopo operacional da implantação com surtidas de combate. Por muitos anos, as aeronaves F-16 polonesas frequentemente participam de vários exercícios internacionais fora do território da Polônia.
@CAS