F-16 da TuAF escoltam Su-24 russos. O Ministério da Defesa Nacional da República da Turquia informou que dois caças F-16 da Türk Hava Kuvvetleri (Turkish Air Force – TuAF) tiveram trabalho para interceptar duas aeronaves de ataque Sukhoi Su-24M Fencer russos, que sobrevoavam a baixa altura o Mar Báltico, no dia 3 de setembro.
De acordo com um comunicado à imprensa, os Lockheed Martin F-16C do 161 Filo da TuAF decolaram da Base Aérea de Malbork na Polônia, onde estão conduzindo uma missão Policiamento Aéreo avançado da OTAN (NATO’s Air Policing Mission in the Baltic Airspace) para interceptar e acompanhar as aeronaves russas, que voavam a baixa altura sobre o Báltico e dentro da área de QRA (Quick Reaction Alert) da Polônia.
“Como parte da missão de Policiamento Aéreo do Báltico, as aeronaves do 161 Filo, vinculadas ao Comando da Frota de Jatos em Malbork/Polônia, decolaram por ordem da OTAN. As aeronaves turcas realizaram com segurança a missão de interceptação no espaço aéreo do Báltico com orientação por radar de solo, decolando dentro do tempo especificado para a reação”, informou o comunicado oficial.
O Ministério também postou o vídeo nas suas redes sociais que mostra o momento em que os F-16 perseguem o elemento de Su-24 russos.
Foi a estreia dos F-16C do 161 Filo, que desde setembro deste ano opera com um destacamento de 80 homens e quatro aeronaves em Malbork, em apoio à missão de Policiamento Aéreo da OTAN na região. Esta é a segunda vez que a TuAF contribui com caças para o Policiamento Aéreo da OTAN na região, e, o primeiro desdobramento para Malbork, na Polônia.
Este destacamento da TuAF é o terceiro estrangeiro atualmente na região. Além dos turcos, há QRAs do Ejército del Aire- EdA (Força Aérea Espanhola) em Siauliai, Lituânia e da Aeronautica Militre Italiana – AMI (Força Aérea Italiana) em Amari, Estônia – ambos com Eurofighter Typhoon.
@CAS