O F-16AM J-628 de 322sq da Koninklijke Luchtmacht (KLu) ou Real Força Aérea Holandesa (RNAF) realizou testes com os novo sistema de retenção da base aérea de Gilze Rijen. É a última etapa antes da reabertura da base prevista para amanhã, 4 de fevereiro de 2021, após um período de manutenção.
A base é sede do Defensie Helikopter Commando – DHC (Comando de Helicópteros de Defesa) formado por aeronaves Boeing CH-47D/F Chinooks (298sq), AS532UL Cougars (300sq) e AH-64D Apaches (301sq). A base é usada como alternativa para operações de caça, portanto, o cabo de retenção é uma ferramenta útil em caso de emergência.
No Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) não emprega este tipo de sistema, mas sim, o de barreira de retenção instalado nas bases que empegam aeronaves de caça. Presentes nas caceteiras, elas são acionadas caso a aeronave declare emergência no pouso.
Em casos onde o piloto não consegue controlar a aeronave no pouso, a barreira (uma rede formada por fitas verticais resistentes) é erguida na cabeceira oposta a da pista em uso, visando “reter” a aeronave antes que ela saia da pista.
@CAS