F-16 Block 30 está apto a empregar o AGM-158 JASSM. Uma equipe da Guarda Nacional Aérea (ANG -Air National Guard) e do Centro de Testes da Reserva da Força Aérea (AATC — Air Force Reserve Command Test Center) realizaram no dia 8 de junho o lançamento de um míssil Lockheed Martin AGM-158 Joint Air-to-Surface Standoff Missile (JASSM), a partir de um F-16C Block 30. O objetivo foi validar o emprego do JASSM nas variantes mais antigas do F-16.
O JASSM é um míssil de cruzeiro de precisão lançado do ar-superfície destinado a atingir alvos a longas distância, sejam eles fixou ou móveis. Pesando 2 mil libras é uma arma convencional que permite manter as tripulações fora do alcance dos sistemas de defesa aérea hostis, sem comprometer sua letalidade. Esta é a primeira vez que uma variante mais antiga do F-16, usada ainda por 7 unidades da ANG e duas unidades da reserva, lançou o míssil de longo alcance do tipo.
“Este foi um teste significativo, pois leva um modelo antigo F-16 e permite que ele acompanhe e às vezes exceda as capacidades dos F-16 mais jovens”, disse o Tenente-Coronel Dustin Brown, diretor da força de teste combinada do F-16. Brown disse que testes como esse são importantes para manter o F-16 relevante em futuros conflitos. “Ao validar o uso do JASSM com o pré-bloco F-16, estamos garantindo que as aeronaves de 4ª geração possam participar de grandes operações de combate e complementar as missões de aeronaves de 5ª geração”.
O retorno teste garantirá o sucesso em futuras operações da combinação F-16/JASSM, aumentando o escopo das operações de combate dos F-16 pilotados por unidades de guarda e reserva. O AATC é responsável pelo teste de voo operacional e o desenvolvimento de táticas e avaliação de todos os sistemas de armas do Air Reserve Component (ARC).
Fonte: DVIDS
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS