F-15J: Boeing fecha contrato com a JASDF. A Boeing garantiu um contrato de US$ 471 milhões para atualizar a frota de 70 caças F-15J da Japan Air Self-Defense Force (JASDF). O contrato, sob regime de contrato de Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sales) foi concedido pelo governo dos Estados Unidos em conexão com o programa “Japan Super Interceptor”.
Com a atualização os F-15J serão designado F-15MJ na JASDF. As mudanças previstas incluem o desenvolvimento de um conjunto integrado de sistemas aviônicos, sensores, armamento e um revitalização das células.
O anúncio oficial significa que o programa, finalmente, pode avançar. Até então havia um diferença entre Tóquio e Washington no tocante aos custos da modernização, inclusive com pedidos de reforço no orçamento por parte do legislativo japonês. Para economizar custos, Tóquio reduziu o tamanho do programa, e ao invés de 98, optou por modernizar 70 aeronaves. O plano de integrar o Míssil de Impulso Ar-Superfície Conjunto Lockheed Martin AGM-158 (JASSM) no F-15 atualizado, também foi eliminado.
Em vez do JASSM, a mídia japonesa sugere que o míssil a ser empregado é o Mitsubishi ASM-3, que está em desenvolvimento, fornecerá à aeronave – que agora atua exclusivamente na função ar-ar – uma nova capacidade anti-navio. Dado o rápido crescimento da marinha chinesa, o JASDF atribui grande importância à capacidade de ataque navios de superfície.
@CAS