F-15EX: USAF finaliza a fase de testes de armas. A USAF anunciou no dia 30 de agosto que o novo caça Boeing F-15EX Eagle II concluiu uma importante fase de testes e avaliação com emprego e o lançamento bem-sucedido de munições de combate ar-ar e ar-solo.
Os dois F-15EX voaram diversas missões de ensaio junto ao 40th Flight Test Squadron (F-15EX 20-0001/ET) sediadona Eglin — AFB Flórida e no 85th Test and Evaluation Squadron (F-15EX 20-0002/OT) que pertence o 53d Wing, também de Eglin AFB. Os ensaios de armamento permitiram maturar o projeto em apenas quase dois anos e meio, desde que o primeiro F-15EX foi entregue em março de 2021.
Os dois F-15EX de testes da USAF lançaram munições do tipo Joint Direct Attack Munitions, Small Diameter Bombs (SDB) e Joint Air-to-Surface Standoff Missiles (JASSM) durante a Combat Hammer, que foi finalizada pela 53 rd Wing em 25 de agosto na Hill AFB — Utah. O 85th TES realizou os testes, ao lado dos 83rd e 86th Fighter Weapons Squadrons da 53rd Wing.
A 53rd Wing disse que as armas foram empregadas em uma ampla variedade de cenários, sendo elas as munições de maior alcance ar-ar e ar-solo no arsenal militar dos EUA. O exercício marcou a conclusão da primeira fase de testes integrados do F-15EX. Durante essa fase, o caça participou de 19 eventos para testar o quão poderia se integrar com aeronaves de 5ª geração e disparar as munições ar-ar e ar-solo da Força Aérea.
Em novembro de 2022, por exemplo, o F-15EX testou mísseis ar-ar RTX AIM-120D a partir de duas novas estações de armas. A USAF disse mais tarde que o teste marcou um passo em direção ao caça conseguir transportar até 12 mísseis — mais do que qualquer outra variante do F-15.
Os dados coletados nos testes devem abrir o caminho para uma decisão sobre a aprovação da produção em massa da mais nova versão do caça de quarta geração fabricado pela Boeing.
A USAF planeja comprar 112 F-15EX com 24 unidades no orçamento fiscal proposto para 2024 (FY24). No ano passado, a Força Aérea reduziu seu pedido de F-15EX no orçamento do FY23, dos 144 originais para 80. A intenção era liberar fundos para programas de maior prioridade, como o NGAD. Com os 24 do FY24, e os oito do lote original de 2020, fecha um lote de 112 aeronaves.
@CAS