F-15EX participará do exercício bianual Northern Edge. O mais novo caça da Força Aérea, o F-15EX da Boeing , participará do exercício bianual Northern Edge no Alasca. O Northern Edge, é um exercício promovido pela Pacific Air Forces (PACAF) da USAF e realizado de forma conjunta pela Eielson AFB e a Base Conjunta de Elmendorf-Richardson e visa o adestramento das unidades de combate em diversos tipo de missão, incluindo missões Pacote. Este ano o foco principal serão missões de focus on Joint All Domain Command and Control (JADC2).
O PACAF está liderando o planejamento do Northern Edge 21, que é patrocinado todos os anos pelo Comando Indo-Pacífico (INDO-PACOM). O exercício ocorre no momento em que as tensões entre os EUA a Rússia na região do Ártico. Isso inclui a frequência das incursões russas no espaço aéreo dos Estados Unidos na costa do Alasca. Na outra ponta estão as disputa com a China no Pacífico, que também tem rendido testes provocativos. So em 2020 mais de 60 aeronaves russas foram interceptadas pelas aeronaves do PACAF.
“Temos cerca de 4.000 participantes este ano: 50 unidades, mais de 200 aeronaves de todos os serviços conjuntos. Por todo o Alasca, vamos lutar da subsuperfície ao espaço e praticar nossas habilidades em um espectro eletromagnético muito difícil. O exercício envolverá todos os aspectos do JADC2. Vamos olhar para novas tecnologias; vamos olhar para novas táticas e procedimentos sobre como vamos incorporá-los daqui para frente”.
Tenente-General. David Krumm – Chefe do Comando do Alasca.
O Northern Edge 2021 ocorrerá de 3 a 14 de maio, e as missões JADC2 vão empregar desde recursos de Internet baseados no espaço fornecidos pela constelação Starlink da SpaceX e terminais remotos de satélite até “diferentes tecnologias no espectro eletromagnético”, como missões de SEADe de EW típicas.
o F-15EX testará no exercício o conjunto EW do Eagle Passive Active Warning System (EPAWSS) , que permitirá que os pilotos do monitorem, bloquear e enganar as defesas aéreas inimigas.
Northern Edge 21 fornecerá treinamento de guerra realista e de ponta, desenvolvendo e melhorando a interoperabilidade conjunta e aumenta a prontidão de combate das forças participantes, com base nas lições aprendidas durante o exercício Valiant Shield 20 (14 aa 25 de setembro) realizado na Andersen AFB em, Guam informou a PACAF. O Valiant Shield 20, envolveu mais de 11.000 aviadores, soldados e marinheiros, foi o primeiro grande exercício conjunto para testar de JADC2.
@CAS