O primeiro Boeing F-15EX AF 20-0001 – também conhecido como “EX-1”, foi visto no dia 23 de fevereiro na Boeing em St Louis – Lambert Field, nas cores operacionais da Força Aérea Americana, ostentando dois tons de cinza – Air Superiority Blue (FS35450) e Light Ghost Grey (FS36375), além das marcas do 40th FTS (40th Flight Test Squadron) e o tail code ET.
O USAF AF 20-2001 fez seu primeiro voo em 2 de fevereiro de 2021, inda com uma pintura cinza básica e parte pintadas em primer, a partir do Aeroporto Internacional St. Louis Lambert, em St Louis – EUA. Baseado no F-15E, ele possui muito do que foi implementado nos modelos F-15QA (Qatar) e F-15SA (Arábia Saudita).
As primeira entregas para a USAF estão programadas chegar na na Eglin AFB – Florida no segundo trimestre do ano fiscal de 2021. A a aeronave é parte de um contrato assinado entre a Boeing e a USAF em 13 de julho de 2020 no valor de US$ 1,2 bilhão que contempla os primeiros oito F-15EX de baixa taxa de produção Inicial (LRIP – Low Rate Initial Production). O mesmo contrato estabeleceu um teto máximo de custos inicial de US$ 22,89 bilhões que deverá cobrir de 144 a até 200 F-15EX. Para o ano fiscal 2021 a USAF prevê mais doze aeronaves além das 8 programadas e até 72 unidades estão planejadas para os próximos quatro anos.
Quase 49 anos depois que o primeiro McDonnell Douglas F-15A voou pela primeira vez, o Eagle ressurge em uma nova versão para a USAF.