F-15EX Eagle II dispara primeiro míssil com sucesso. O F-15EX Eagle II disparou com sucesso um míssil AIM-120D contra um alvo aéreo não tripulado BQM-167 no Golfo do México. O teste inédito, foi realizado no último dia 25 de janeiro, informou a USAF em um comunicado.
O Major Benjamin Naumann e o Major Mark Smith, pilotos do 40th Flight Test Squadron, voaram o F-15EX durante o teste de tiro real, como parte do 53rd Wing’s Combat Archer, um programa de avaliação do sistema de armamentos ar-ar.
Utilizando os sensores embarcados, o F-15EX detectou o drone, adquiriu uma faixa de qualidade de armamento e disparou o míssil contra o alvo, destruindo o mesmo com sucesso, anunciou a USAF em um comunicado.
“Esta foi uma verificação ponta-a-ponta de todo o sistema de armamentos, que abrirá o caminho para lançamentos de mísseis mais complexos no futuro”, disse Colton Myers, Gerente de Testes do Operational Flight Program Combined Test Force.
Este lançamento de mísseis é mais um marco importante para o F-15EX, que na Base Aérea de Eglin, na Flórida, em março do ano passado, e passa por testes operacionais conjuntos de desenvolvimento.
Na seqüência, o novo caça participou do Exercício Northern Edge 21, um jogo de guerra no Alasca, onde registrou um recorde de “abates de adversários”, mas também sendo abatido. Após o Northern Edge 21, o caça passou por voos de desenvolvimento e testes em solo para resolver problemas no seu software Suite 9. Em outubro do ano passado ele foi enviado para a Base Aérea de Nellis, Nevada, para uma campanha de avaliações operacionais.
Esta combinação de avaliações de desenvolvimento e operacionais, “tem sido fundamental para o sucesso do programa, quebrando paradigmas dos testes tradicionais, obtendo resultados mais eficientes e rápidos para os combatentes”, disse Myers.
Atualmente apenas dois F-15EX compõem a frota da USAF, ambos baseados em Eglin AFB. Nos próximos anos, esse número aumentará significativamente, uma vez que a USAF assinou um contrato com a Boeing para adquirir até 144 jatos em um período de 15 anos, muito embora esse número possa ser alterado.
@FFO