F-15E perde canopy na Grécia. Um caça Boeing F-15E Strike Eagle da USAF pousou com segurança na Base Aérea de Larissa, no centro da Grécia, após sofrer um acidente durante o exercício Castle Forge da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O caça do 336th Fighter Squadron perdeu o canopy em voo.
O incidente ocorreu em 10 de novembro de 2021, quando o F-15E do 336th FS, vinculado a 4th Fighter Wing (4th FW) sediada na Seymour Johnson AFB, Carolina do Norte realizava umas das missões da Castle Forge, quando a cobertura da cabine (canopy) foi arrancada, caindo em uma área despovoada nas proximidades de Livadi.
“A aeronave pousou com segurança na Base Aérea de Larissa, Grécia, e ninguém ficou ferido. O incidente foi reportado à Força Aérea da Grécia (Hellenic Air Force – HAF) e está atualmente sob investigação”, disse um comunicado da USAFE – United States Air Force in Europe.
As aeronaves F-15E Strike Eagle da 4th FW estão operando atualmente na Base Aérea de Larissa em apoio a Castle Forge, o principal exercício de Emprego de Combate Ágil das Forças Aéreas dos EUA e da Europa, que reúnem diversos componentes da OTAN para demonstrar uma presença confiável e capaz de defender e tranquilizar a Região do Mar Negro.
O Castle Forge é um exercício multinacional comandado pelas Unites States Air Force in Europe – Air Force Africa (USAFE-AFAFRICA), apoiado por duas pontas exclusivas: treinamento F-15E Strike Eagle baseado em Larissa, Grécia, e um grande Agile Combat Employment Initial Operating Capability, com as oito alas da USAFE-AFAFRICA. Os F-15E da USAF passaram vários dias na Base Aérea de Larissa, integrando-se com os F-16C/D da HAF. exercício foi encerrado dia 12 de novembro.