F-15E Eagles da 4ª Ala de Caças da USAF com pinturas especiais. A 4ª Ala de Caça (4th FW) da USAF aplicou pinturas especiais em cinco dos seus caças F-15E Strike Eagle, para o Wings over Wayne, um show aéreo realizado em Seymour Johnson no último final de semana. Especialmente um dos caças recebeu uma camuflagem histórica usada pelo 4º Grupo de Caças (4th FG) durante a Segunda Guerra Mundial.
Batizado de “Spirit of Goldsboro”, o F-15E matrícula 88-1702, representou a 4th FW, sediada na Base Aérea de Seymour Johnson (código de cauda “SJ”), na Carolina do Norte. Ele recebeu um vistoso padrão de camuflagem em verde e cinza, homenageando os Supermarine Spitfires que voaram na Unidade entre setembro de 1942 e março de 1943.
Na parte interna da empenagem direita foi aplicada a silhueta do Coronel Donald Blakeslee, considerado um Às da aviação de caça dos Estados Unidos. Ele foi o piloto com mais missões e horas de voo na Segunda Guerra Mundial, tendo vencido nada menos que 17 combates aéreos! Sua primeira vitória teria sido realizada enquanto comandava um P-47 Thunderbolt em escoltava à primeira missão de bombardeio aéreo de Berlim. Sob seu comando, o 4th FG destruiu mais de mil aeronaves alemãs!
O emblema do Royal Air Force Eagle Squadrons, foi aplicado no lado externo da empenagem esquerda do F-15E. Essa unidade acomodava os pilotos voluntários americanos nos primeiros dias da Segunda Guerra Mundial, antes de os EUA entrarem na guerra. Esses esquadrões eventualmente são a gênese dos 334th, 335th e 336th Esquadrões de Caça, subordinados ao 4th FG.
Outras referências históricas no esquema de pintura incluem uma lança flamejante que representa o desempenho do 4th FG na Segunda Guerra Mundial e como a 4th AW atualmente serve como a “ponta da lança” para a USAF. Logo abaixo do cockpit está a insígnia da estrela nacional azul e amarela usada pelo 4º Grupo de Caças durante a guerra. E perto do nariz, um desenho da “águia lutadora” que apareceu nos aviões dos históricos Ases William Dunn e Don Gentile. As tradicionais listras pretas e brancas alternadas (chamadas “Invasion Stripes”) adornam as asas como faziam nas aeronaves do 4º Grupo de Caças durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coréia.
As outras aeronaves representaram os Esquadrões 333, 334, 335 e 336 com suas próprias referências e homenagens.
@FFO