F-15E da 53th Wing lança o 1º AIM-120D3 AMRAAM. Um Boeing F-15E Strike Eagle da 53rd Wing da USAF sediado na Eglin AFB, realizou o primeiro lançamento de um míssil ar-ar de médio alcance Raytheon AIM-120D3 AMRAAM (Advanced Medium Range Air-to-Air Missile) em 30 de junho de 2022, engajando com sucesso um alvo aéreo QF-16. O lançamento foi efetivado pelo F-15E USAF AF 87-0180/ET do 85th TES.
O esforço do 28th Test and Evaluation Squadron (28th TES) e do 85th Test and Evaluation Squadron (85th TES) foi executar um tiro de longo alcance que estressasse fisicamente o novo hardware do míssil e verificasse as capacidades de desempenho do mesmo. O AMRAAM F3R é uma reformulação abrangente do sistema de hardware do AIM-120, que impacta 15 conjuntos de placas de circuito substituindo componentes de tecnologia do início dos anos 2000.
“A execução bem-sucedida prova que o hardware e o software redesenhados estão progredindo conforme o esperado e nos coloca um passo mais perto de colocar em campo uma capacidade ar-ar confiável e sustentável para o combatente”, disse o Major Heath Honaker, diretor de engenharia e programas avançados do 28th TES.
Nos meses anteriores ao lançamento, a equipe de teste realizou várias missões de ensaios em voo com o transporte cativo de AIM-120D3 de teste instrumentado, para coletar dados e garantir que o novo hardware e software do míssil funcionasse corretamente.
“O F3R é fundamental para permitir a produção de alta confiança do AIM-120D a partir de 2022 até o restante do ciclo de vida do míssil”, disse Honaker.
A conclusão do evento de tiro real exigiu uma coordenação estreita entre a Air Force Life Cycle Management Center (AFLCMC) Air Dominance Division, 96th Test Wing, 53rd Weapons Evaluation Group, Boeing e Raytheon Missiles & Defense para garantir que a aeronave, míssil, alvos aéreos, e os sistemas de segurança e coleta de dados em Eglin estavam prontos. O resultado foi um teste de tiro real eficaz que atendeu a todos os objetivos. Este lançamento é o primeiro de cinco tiros ao vivo combinados da USAF E US Navy programados para o programa AMRAAM F3R (AIM-120D3).
@CAS