F-15E da 48th FW recebem novo radar APG-82(V)1. O 48th Fighter Wing Component Maintenance Squadron sediado na RAF Lakenheath, Inglaterra, é atualmente o lar da única Central de Reparo Centralizado (CRF — Centralized Repair Facility) de aviônicos capaz de reparar Unidades Substituíveis de Linha (LRU — Line Replaceable Units) de radar F-15 com a ajuda da Enhanced Aircraft Radar Test Station (EARTS).
Numa era em que a tecnologia evolui rapidamente, a USAF visa continuar o seu domínio aéreo, e isso requer mudanças em áreas onde equipamentos obsoletos estão sendo rapidamente desafiados por novas tecnologias. Para responder a esse desafio, o CRF da ala de caça planeja substituir nos próximos meses o último EARTS operacional da USAF, que tem servido como principal instalação de reparos para toda a frota de F-15E desde 2021.
O Programa de Modernização de Radar (RMP) da frota está substituindo o radar de varredura mecânica APG-70 do F-15E por um sistema de matriz de varredura eletrônica ativa (AESA — Active Electronically Scanned Array), designado como APG-82(V)1.
Este sistema de radar original é um radar multimodo para missões ar-ar e ar-solo. O radar alimenta informações do alvo no computador central do F-15 para entrega eficaz de armas. Para combates aéreos próximos, o radar adquire automaticamente aeronaves inimigas e projeta essas informações no head-up display da cabine, tornando-se os “Olhos da Águia”.
“Dizer adeus ao que sei vai ser difícil. Mas este novo sistema consegue detectar, identificar e rastrear vários alvos aéreos e de superfície em distâncias mais longas do que nunca, permitindo que nossos pilotos mantenham a superioridade no céu, portanto, há um lado positivo nisso”, disse o Sgt Richard George, 48th CMS, líder da equipe de EARTS.
“À medida que fazemos a transição para o novo sistema de radar, reconhecemos a necessidade de modernização para superar as ameaças em evolução. Embora a despedida do sistema legado EARTS possa ser agridoce, os avanços oferecidos pelo radar APG-82 AESA fornecem capacidades aprimoradas cruciais para a execução eficaz da missão diante dos desafios emergentes”, disse o Sgt Sênior Thomas Flynn, superintendente de voo de aviônica do 48th CMS.
O RMP foi projetado para manter a funcionalidade do sistema de radar original, ao mesmo tempo, em que fornece capacidades expandidas de emprego em missão para incluir rastreamento aprimorado, mapeamento de radar de maior alcance e resolução mais alta, bem como capacidades aprimoradas de identificação de combate, dando aos aviadores mais letalidade na luta contra adversários.
Esta atualização está alinhada com “Otimizando a Força Aérea para Grandes Mudanças de Poder”, alinhando melhor a missão aqui na 48th FW com foco nos requisitos que manterão a USAF competitiva em um ambiente de segurança em constante mudança. Em breve a 48th FW, cujo 492nd 494th FS últimas unidades operadoras de F-15E na Europa (RAF Lakenheath), irão ter todos os seus Strike Eagle com no novo radar AESA.
@CAS