A Força Aérea de Israel (IAF) divulgou raras imagens de um F-15D “Baz” carregando um alvo de lançamento aéreo do tipo Blue Sparrow, usado durante uma série de testes no sistema de defesa antimísseis israelense de várias camadas, “David’s Sling”, “Hetz” e “Iron Dome”.
A campanha de testes foi realizada em cooperação entre a Rafael Advanced Defense Systems e a Organização de Defesa de Mísseis de Israel (IMDO – Israel Missile Defense Organization) da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DDR&D – Directorate of Defense Research and Development), e o resultado obtido foi que todos os sistemas interceptaram com sucesso os seus alvos.
A série incluiu vários cenários simulando ameaças novas e futuras que os sistemas de defesa podem enfrentar, durante os quais os recursos da nova e atualizada versão do “David’s Sling” foram testados.
“Pela primeira vez, os testes avaliaram as capacidades de interceptação combinadas do sistema de defesa aérea de várias camadas do Estado de Israel. Este é um dos mecanismos de defesa aérea mais avançados do mundo e protege o estado de ameaças próximas e distantes”, disse o Ministro da Defesa, Benny Gantz, em entrevista ao jornal Jerusalem Post.
O F-15D “Baz” (Falcon) – designação da IAF para o F-15D Eagle – matrícula 706, do 106 Squadron “The Point of the Spear Squadron“, sediado na Base Aérea de Tel Nof (LLEK), atuou como plataforma de lançamento dos alvos aéreos.
Nas imagens divulgadas pela IAF, a aeronave transportava um alvo de teste de mísseis balísticos de médio alcance modelo Blue Sparrow. Testado pela primeira vez em 2008, ele foi projetado para simular a trajetória, a imagem térmica e a assinatura da seção transversal radar de ameaças como os MRBM (Mísseis Balísticos de Médio Alcance) iranianos.
Além do Black Sparrow, existem mais duas versões do míssil-teste, a Blue Sparrow que representa um míssil SCUD-C/D com um alcance de 700 km e e a Silver Sparrow, projetado para simular mísseis balísticos iranianos da classe Shihab-3 com alcance entre 1.500 km e 2.000 km.
A versão Silver Sparrow foi lançada pela primeira vez em 02 de setembro de 2013, durante o teste do sistema de defesa de mísseis Arrow. O míssil foi lançado no ar sobre o Mar Mediterrâneo, e foi detectado por um radar russo de alerta antecipado de míssil balístico no Armavir.
Cabe ressaltar que os F-15D israelenses são versões altamente modificadas, equipadas com sensores, armamentos e aviônicos nativos, e são usados para missões diversas, incluindo ataques aéreos de longo alcance e também teste de ABM (Míssil Anti-Balístico).
@FFO