An F-15C Eagle assigned to the 144th Fighter Wing, Fresno Air Base, California, arrives at Kadena Air Base, Japan, Oct. 3, 2023. While deployed to the Keystone of the Pacific, these National Guard Eagles will work in conjunction with additional heavy, reconnaissance, and fourth and fifth generation fighter aircraft assets that are both augmented to and stationed at Kadena Air Base to ensure continued steady-state fighter capabilities in the region. (U.S. Air Force photo by Airman 1st Class Catherine Daniel)
F-15C da California ANG operando na Kadena AB — Japão. Para manter a capacidade operacional e de pronta resposta da Base Aérea de Kadena, caças F-15C Eagles da 144th Fighter Wing (144th FW) Base Aérea da Guarda Nacional de Fresno, Califórnia, chegaram ao Japão no início de outubro.
Esta implantação marca o retorno da frota de F-15C/D da USAF Eagles a Kadena, após desmobilização das unidades de F-15 da 18th Wing composta pelo 44th FS e pelo 67th FS iniciada em dezembro de 2022, que deixou a base sem unidades orgânicas de caça. Desde então, outros esquadrões, como de F-22 e F-35, tem se revezado em Kadena para manter a prontidão.
Os F-15C do 194th Fighter Squadron (194th FS) da 144th FW substtuiram os F-35A do 355th Fighter Squadron (355th FS) sediados na Eielson AFB — Alasca, implantados em Kadena em abril deste ano. O prazo para ficarem no Japão é de quatro a seis meses, quando deverá haver outra rotação.
Os Eagles da Guarda Nacional são um esforço que visa amplificar a prontidão operacional e defender o Japão, ao mesmo tempo que defende uma região do Indo-Pacífico livre e aberto. O tenente-coronel Jon Vanbragt, comandante do 144 Grupo de Operações, expressou entusiasmo com este esforço conjunto, afirmando: “Nosso esquadrão está animado para treinar e integrar-se com a Equipe Kadena e nossos parceiros bilaterais. Operar no Indo-Pacífico oferece imensas oportunidades para nossos aviadores e aliados fortalecerem nossas parcerias e continuarem a refinar nossas táticas.”
A chegada dos F-15C Eagles a Kadena aumenta a capacidade da 18ª Ala de operar dinamicamente em um espaço aéreo e área de operação fluidos. Isto garante que as Forças dos EUA no Japão e os parceiros aliados estejam preparados para fornecer um poder aéreo potente e credível em defesa dos aliados dos EUA e para manter um Indo-Pacífico livre e aberto.
No meio destas mobilizações, a 18th Wing continua empenhada em aderir aos acordos bilaterais com o Governo do Japão relativo à redução do ruído. As tripulações visitantes são informadas sobre os procedimentos locais de redução de ruído e os planeadores da missão dão a devida atenção à minimização dos impactos locais.
Fonte: 144th FW.
@CAS