F-15A Baz israelenses na ala do Lancer. Os caças Boeing F-15A da Força Aérea de Israel escoltaram um bombardeiro pesado dos Estados Unidos B-1 sobre o espaço aéreo israelense, informaram as Forças de Defesa de Israel (IDF – Israel Defense Forces) no sábado. O bombardeiro da USAF, comumente chamado de “osso”, estava se dirigindo para o Golfo Pérsico. A IDF observou que o voo faz parte de uma cooperação estratégica conjunta com as forças dos EUA no Oriente Médio.
Os F-15A/B Baz do 133 Sqn – “Knights of the Twin Tail Squadron” sediados na Base Aérea de Tel Nof (LLEK) voaram na ala de um Rockwell B-1B Lancer do 28th Bomber Wing, sediado em Ellsworth AFB, Dakota do Sul – EUA.
O sobrevoo pode ser interpretado como uma mensagem ao Irã, já que o presidente dos EUA, Joe Biden, está fazendo tentativas para trazer a República Islâmica de volta à mesa de negociações, enquanto ela continua seu avanço em direção às capacidades nucleares.
Na semana passada, o principal negociador nuclear do Irã, Ali Bagheri Kani, declarou que as negociações com seis potências mundiais serão retomadas no final de novembro.
No entanto, o Ministério das Relações Exteriores iraniano disse que as sanções impostas pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos na sexta-feira – 29 de outubro contra o programa de drones militares de Teerã, podem prejudicar essas negociações, já que “contradizem o comportamento da Casa Branca que fala de sua intenção de retornar ao acordo nuclear”.
Fonte: IDF
@CAS