A Collins Aerospace confirmou em 29 de outubro a assinatura de um contrato a preço fixo de US$ 700 milhões para produzir e instalar o assento ejetável ACES 5 na frota da F-15 da USAF. O trabalho será realizado em Colorado Springs, Colorado, e está programado para ser concluído em 22 de outubro de 2030 – isto é 10 anos após a assinatura do mesmo. O sistema também foi recentemente selecionado para uso a bordo da futura frota de aviões de treinamento avançado Boeing/Saab T-7A Red Hawk.
Heather Robertson, vice-presidente e gerente geral da Collins Aerospace, disse: “A empresa continua a alavancar tecnologias inovadoras para manter a tripulação segura, reduzir custos de manutenção e melhorar o desempenho operacional. Nosso objetivo é fornecer o assento ejetável de melhor desempenho, excedendo os requisitos de segurança mais rigorosos do mundo hoje. O ACES 5 está em uma classe própria e não poderíamos estar mais animados para começar a colocá-lo em campo enquanto continuamos o orgulhoso legado da família de sistemas ACES”.
O assento ejetável de última geração ACES 5 da Collins Aerospace apresenta ergonomia aprimorada de cabeça, pescoço, braço e perna, junto com uma catapulta de compensação de carga que é informada pelo peso do ocupante. A empresa acrescentou que o ACES 5 reduz lesões graves gerais relacionadas à ejeção para menos de 5% e lesões espinhais relacionadas à ejeção para menos de 1%.
A USAF opera atualmente três variantes da família F-15 com 450 unidades de F-15C/D/E, compreendendo 210 F-15C, 23 F-15D e 218 F-15E, todos equipados com a assento ejetável ACES II da Clollins. O F-15C Eagle está programado para ser retirado de serviço ao longo desta década, devendo ser substituído pelo F-15EX.
Se somarmos que serão inicialmente mais 144 F-15EX e outros 351 exemplares do T-7, que vai substituir os Northrop T-38C Talon a Collins deve fornecer por baixo 945 assentos, afora unidades sobressalentes. O ACES-5 também é compatível com os F-16C/D/E/F/V, F-22A, B-1B e B-2A, mas na USAF por hora, está contratado apenas para os F-15C/D/E/EX e T-7A.
@CAS