Experiente piloto de testes russo morreu no acidente com o Il-112V. O trágico acidente com o protótipo do bimotor russo Ilyushin Il-112V, na última terça-feira (17/08), vitimou os três tripulantes que compunham a equipe de testes da aeronave. O presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas condolências aos familiares e amigos dos pilotos Il-112V caídos:
“Fiquei sabendo com profunda tristeza sobre a trágica morte da tripulação da aeronave Il-112V. Nikolai Kuimov, Dmitry Komarov, Nikolai Khludeev foram pessoas corajosas, verdadeiros heróis e profissionais. Eles pertenciam a um grupo de pioneiros que testaram a tecnologia mais complexa e deram enorme contribuição para o desenvolvimento da aviação nacional. Peço-lhe que transmita as minhas mais sinceras condolências e palavras de apoio aos familiares e amigos dos pilotos falecidos.”, disse o Presidente Putin, em nota.
A agência de notícias RIA Novosti, publicou o resumo da biografia do experiente piloto-chefe Dmitrievich Kuimov, de 63 anos.
Nikolai Dmitrievich Kuimov nasceu em 16 de dezembro de 1957, na cidade de Podolsk, região de Moscou. Com quase 22 anos de idade, em 1979, Kuimov se formou na Escola Superior de Pilotos da Aviação Militar, em Tambov. Dois anos mais tarde, em 1981, ele ingressou no Instituto de Aviação de Moscou, se formando no serviço militar na Unidade 15650 em 1985, recebendo o título de Engenheiro Aeronáutico.
Em 1989 graduou-se no Centro de Treinamento de Pilotos de Testes do V.P. Chkalov, em Akhtuinsk, região de Astrakhan, sendo designado para o Instituto Estadual de Testes Científicos V.P. Chkalov d Força Aérea Russa (atual 929 GLITs).
Atuando desde 1994 como piloto-chefe dos voos de testes do OJSC “Complexo de Aviação com o nome de S.V. Ilyushin”, Kuimov participou de uma grande quantidade de avaliações, incluindo os processos de certificação das aeronaves Il-76, Il-86, Il-96, Il-114 e Il-103.
Em 2001 realizou uma série de voos no cargueiro Il-76MF, e em 2003 conduziu testes nos Il-86. Participou do primeiro voo e de todo o programa de testes da aeronave Il-96-300PU, especialmente desenvolvida para o transporte do Presidente Russo.
Em 2004, realizou o primeiro pouso automático na Rússia, com uma aeronave Il-96-300, participando do processo de homologação para operações em condições meteorológicas mínimas, para a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
Em 2005, Kuimov realizou a campanha de testes de lançamentos de mísseis contra alvos marítimos da aeronave Il-38, e fez o voo inaugural do primeiro protótipo do Il-76MD-90. Em 2007 realizou o primeiro voo do Il-96-400TD. Em 28 de janeiro de 2013, Kuimov participou do voo de longa duração do Il-76MD-90A.
Em 30 de março de 2019, Kuimov comandou a tripulação que realizou o primeiro voo de teste do protótipo da mais nova aeronave de transporte militar russa, o Il-112V, que pouco mais de dois anos depois, ceifaria a sua vida.
Finalmente, em 16 de dezembro de 2020, no campo de aviação de Zhukovsky, na região de Moscou, Kuimov liderou a equipe no o primeiro voo da nova aeronave turboélice regional de passageiros Il-114-300.
No total, Nikolay Kuimov voou mais de 35 tipos de aeronaves diferentes, participou de diversas apresentações e demonstração em exposições nacionais e internacionais, como por exemplo em Paris 1997 (Il-96T), Berlin 1998 (Il-76MF RA) e Cingapura 2000 (Il-114-100).
Entre muitas condecorações e medalhes recebidas na sua carreira, em 28 de dezembro de 2006, um decreto do Presidente da Federação Russa, concedeu a Nikolai Kuimov o título de “Herói da Federação Russa”, com um distinção especial da “Medalha das Estrelas Douradas”, por sua coragem e heroísmo demonstrados durante os testes de voo das novas tecnologias da indústria aeronáutica nacional.
Apesar do acidente que vitimou os tripulantes, e a consequente perda do protótipo do Il-112V, a Ilyushin informou que prosseguirá no programa de desenvolvimento da aeronave. Citando uma fonte do complexo militar-industrial, a agência RIA Novosti informou que “Atualmente, o segundo protótipo do Il-112V está passando por testes de resistência estática, o terceiro e o quarto protótipos serão integrados aos voos no próximo verão”.
Fonte: RIA Novosti