Na terça-feira (12/01), o KC-390 Millennium, FAB 2855, operado pelo 1º GTT – Esquadrão Zeus, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Anápolis/GO, com destino aos Estados Unidos, onde participará do Exercício Operacional (EXOP) Culminating. Conforme noticiamos em 09/01, esta será a primeira vez que o Embraer KC-390 participa de um exercício operacional.
O voo “BRS 55” (BRS é o código-rádio internacional da FAB), decolou da ALA 2 – Base Aérea de Anápolis/GO (SBAN) rumo ao Aeroporto Internacional de Alexandria, em Lousiania (KAEX), com escalas técnicas de reabastecimento em Boa Vista/RR (SBBV) e San Juan/Porto Rico (TJSJ). Embarcaram no voo 21 militares do Esquadrão Zeus e três do Exército Brasileiro. Resumo da rota:
O Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, Comandante do Esquadrão Zeus, destacou que a preparação envolveu treinamento específico para a participação do Exercício. “A aeronave KC-390 tem capacidades novas, isso torna necessário um desenvolvimento de uma doutrina tanto para a FAB quanto para o Exército. Nesse exercício, poderemos ver como operam as aeronaves que têm sistemas semelhantes e qual doutrina utilizam. Vamos aprender com eles, trazer esses conhecimentos e adaptar aqui no Brasil”, disse.
O EXOP Culminating envolverá o emprego de militares do Exército Brasileiro e do U.S. Army em diversas missões, entre elas, operações aeroterrestres com a participação das aeronaves KC-130J, C-17 e do KC-390. Uma das missões previstas será um voo de pacote, composto por 16 aeronaves da USAF, que lançarão mais de 4 mil paraquedistas na mesma noite.
Demonstrando a sua capacidade multifuncional, além de participar das missões operacionais no EXOP Culminating, no voo para os EUA o KC-390 transportou oito toneladas de equipamentos da tropa de paraquedistas do Exército Brasileiro.
Desde a chegada no 1º GTT, o KC-390 e seus tripulantes estão gradualmente ultrapassando etapas de certificação operacional, cujo objetivo é atingir a capacidade final (FOC – Final Operational Capability). Para o Tenente-Coronel Luiz Fernando Rezende Ferraz, o embarque para a o Exercício Culminating é um momento inédito na implantação do KC-390 na FAB, e destaca que “a primeira participação do KC-390 em um exercício operacional será o coroamento de três anos de implantação da aeronave na FAB”, destacou o oficial.
O EXOP Culminating ocorre entre 18 de janeiro e 21 de fevereiro, em Fort Polk, Lousiana, e envolverá tropas aeroterrestres do Exército Brasileiro e do U.S. Army, que irão compor a Força Terrestre conjunta. Esta operação finalizará o Plano Conjunto de atividades realizadas entre os dois países ao longo de cinco anos.
@FFO