• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Exército iraniano receberá 1.000 novos drones militares

18 de maio de 2021
O Shahed 129 tem muita semelhança externa com o UAV americano Predator MQ-1 (Foto: MD).

Exército iraniano receberá 1.000 novos drones militares. O Ministério da Defesa do Irã equipar o Exército do país com cerca de mil drones militares.  A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17/05), pela agência de notícias Tasnim.

De acordo com o Ministério da Defesa, a Fase 1 do programa prevê o fornecimento em curto prazo de 1.000 drones de modelos não divulgados. O Brigadeiro-General Amir Hatami, Ministro da Defesa iraniano, disse para repórteres que com a implementação desse programa deixará o Irã com a quinta ou sexta maior frota mundial de drones militares.

Em janeiro de 2021, o Exército do Irã realizou um massivo treinamento de combate, usando vários tipos de UCAV (Veículos Aéreos de Combate Não Tripulados) produzidos localmente, capacitados para missões desde interceptação aérea, lançamento de mísseis ar-ar, destruição de alvos terrestres usando armamentos de precisão, entre outros. Os drones suicidas iranianos, tiveram a sua autonomia aprimorada, e agora são capazes de atingir alvos a mais de quatro mil quilômetros de distância.

Exército iraniano receberá 1.000 novos drones militares. Os Saegheh-2 foram desenvolvidos através de engenharia reversa a partir de um RQ-170 Sentinel (Foto: MD).

Muito semelhante ao americano Predator MQ-1, o UCAV monomotor Shahed 129, foi projetado pela Shahed Aviation Industries, para o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC). Considerado o drone mais eficiente atualmente em serviço no Irã, o Shahed 129 opera em média altitude, com uma autonomia de aproximadamente 24 horas, para missões de combate e reconhecimento. Eles foram testados com combate real, em missões de  ataques na guerra civil Síria.

Também produzido pela Shahed Aviation, o UCAV Saegheh-2 foi desenvolvido através de engenharia reversa a partir de um Lockheed Martin RQ-170 Sentinel, capturado pelas forças armadas iranianas. Ele foi tornado público em outubro de 2016, e desde então especialistas ocidentais expressaram dúvidas se o Saegheh-2 é capaz de operar armado, ou apenas como uma plataforma ISR. O Irã planeja adquirir pelo menos 50 desses drones até 2025.

Além desses dois modelos, a indústria iraniana produz muitos outros modelos de drones militares, como o Shahed 171, Mohajer-6, Kian (Arash), Kaman-12, Karrar e Ababil-2.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login